sexta-feira, 16 de abril de 2010

Presos políticos bascos

Arantza Santesteban, uma das pessoas detidas há dois anos e meio em Segura e que saiu ontem em liberdade depois de pagar 50 000 euros de fiança, foi recebida ontem à noite em Iruñea. (Gara / Lander F. Arroyabe / Argazki Press). Da leva da operação de Segura e arredores, saíram agora da prisão, para além de Arantza, Juan Joxe Petrikorena, Jon Garai, Mikel Zubimendi, Aner Petralanda, Ibon Arbulu, Anjel Mari Elkano e Marisa Alejandro. Hasier Arraiz, que também já pagou a fiança, sairá hoje.

EHGAM exige que não se repitam agressões como as que se verificaram em Puerto II contra os presos bascos
O Arabako EHGAM manifestou a sua «preocupação» com o que se passou com o preso político Diego Ugarte na prisão de Puerto II. Esta semana, o preso gasteiztarra foi agredido por presos comuns duas vezes. Os factos ocorreram segunda-feira, tendo sido alvo das agressões Ugarte e um outro preso, Unai Bilbao. Poucas horas depois, quando Bilbao fazia uma chamada para os seus familiares, Ugarte foi encurralado e agredido por outros presos, que o deixaram sem sentidos e ensanguentado, «tudo sob o olhar impassível dos funcionários das prisões», realça o EHGAM.
Assim, fizeram saber que vão comunicar à direcção da prisão a sua atitude perante o caso e o seu protesto. Exigiram ainda «a garantia de que Diego não será novamente espancado», cuidados médicos que garantam a sua recuperação e a garantia de que tais factos não voltem a ocorrer nas prisões. Expressaram também solidariedade e apoio ao seu companheiro, da mesma forma que o fizeram relativamente a Unai Bilbao.
Marcha até Soto del Real
Ontem, jovens universitários partiram dos campus de Gasteiz e Leioa pelas 4h30 da manhã com destino à prisão de Estremera, em solidariedade com os presos. À chegada, já de manhã, fizeram ouvir palavras de apoio aos presos bascos. Mais tarde, quando deram a marcha por terminada e se dirigiam para o autocarro para fazer a viagem de regresso, tinham à espera dezenas de agentes da Guarda Civil. Ficaram ali retidos mais de duas horas, tendo sido identificados um a um, e ameaçados com instauração de processos.
Em defesa dos direitos dos presos, ontem mobilizaram-se 56 pessoas em Burlata, 30 em Deba, 65 em Eibar, 30 em Orio, 30 em Zaldibia, 30 no bairro iruindarra de Arrosadia, 50 no de Donibane e 49 no da Txantrea.
Fonte: Gara