terça-feira, 27 de abril de 2010

Rafa Díez, em liberdade, depois de pagar 30 000 euros de fiança


Rafa Díez saiu em liberdade ontem à tarde, depois de pagar a fiança de 30 000 euros decretada pela Audiência Nacional espanhola, segundo confirmou o LAB. O juiz Baltasar Garzón decidiu impor-lhe restrições à participação na política, tal como tinha feito com os dirigentes independentistas que saíram em liberdade nas últimas semanas. Para além disso, Rafa Díez é obrigado a apresentar-se semanalmente no tribunal e ficou privado de passaporte, de acordo com a agência Europa Press.

Uma delegação do LAB, liderada pela secretária-geral, Ainhoa Etxaide, aguardava-o à saída da prisão madrilena de Estremera, para depois fazer com ele a viagem de regresso a Euskal Herria. Numerosos meios de comunicação também acorreram ao local.
O ex-secretário-geral do sindicato abertzale foi detido no dia 13 de Outubro na sede do LAB em Donostia, em Igara, juntamente com Arnaldo Otegi, Rufi Etxeberria, Sonia Jacinto e Arkaitz Rodríguez, no âmbito de uma operação ordenada pelo juiz Baltasar Garzón na qual também foram presos Txelui Moreno, Amaia Esnal, Miren Zabaleta, Mañel Serra e Ainara Oiz.
Três dias depois, o juiz Garzón deu ordem de prisão a Díez, Otegi, Zabaleta, Jacinto e Rodríguez, por tomarem iniciativas políticas ou sindicais a favor da solução para o conflito e da união das forças soberanistas.
Fonte: Gara

Alberto Saavedra, em liberdade, depois de ser expulso do Estado francês
Nas últimas duas semanas, tendo em conta que estava à beira de terminar o cumprimento da pena a que fora condenado no Estado francês, o basauritarra manteve uma greve de fome contra o risco de entrega às autoridades espanholas. Tal veio de facto a verificar-se ontem, com o preso político basco a ser entregue na fronteira de La Junquera. No entanto, pôde seguir em liberdade.
Fonte: askatu.org