sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jon Anza: debate e apoio dos eleitos


Como prelúdio à manifestação que terá lugar amanhã em Donibane Lohizune (Lapurdi), em que se exigirá a verdade sobre as circunstâncias da morte do militante basco, a Askatasuna informa que hoje à noite haverá uma sessão de debate no cinema le Royal, em Biarritz.


Às 21 horas será exibido o filme de Serge Le Péron «J'ai vu tuer Ben Barka». Saído em 2005, o filme aborda o rapto do político argelino, no qual foram envolvidos os serviços secretos franceses. Gabi Mouesca e a professora-investigadora Ludivine Thouverez irão animar o debate.
Por outro lado, o colectivo Jon Anza tornou pública uma lista de 73 eleitos de Ipar Euskal Herria (13 autarcas e 60 vereadores) que apelam à participação na manifestação de sábado, que terá início às 17h na Praça Louis XIV, com o lema: «Queremos a verdade».
Os 13 autarcas que manifestaram o seu apoio são os de Urepele, Suhuskune, Azkarate, Mendibe, Lekunberri, Lakarra, Hiriburu, Lehuntze, Behorlegi, Gamarte, Eiherelarre, Banka e Aldude. Entre os vereadores, há gente de municípios como Uztaritze, Arbona, Biarritz, Ezpeleta, Donibane Lohizune, Hazparne, Larresoro, Urruña, Arberatze ou Angelu.
Na quarta-feira, em Baiona, tinha sido a vez de diversos representantes de formações abertzales - AB, Aralar, Batasuna, EA e membros da esquerda abertzale - manifestarem o seu apoio à mobilização.
Fonte: le_journal_du_Pays_Basque-EHko_kazeta e kazeta.info