segunda-feira, 26 de abril de 2010

Solidariedade com Euskal Herria no desfile do 25 de Abril





Ontem, a Associação de Solidariedade com Euskal Herria teve a honra de participar, como vem fazendo há largos anos, no desfile comemorativo da revolução de 25 de Abril de 1974 realizado em Lisboa, na defesa dos valores da liberdade, da independência, da soberania dos povos e do socialismo.
Não podemos deixar de agradecer a presença e o apoio de todos e, não menos importante no actual contexto, de realçar os aplausos, os vivas e as palavras de incentivo de tantas pessoas, algumas das quais se aproximaram de nós para pedir mais informações. Especialmente significativo, o momento em que erguemos a faixa e as ikurriñas que levávamos em frente à Embaixada de Espanha, no meio de uma chuva de aplausos.
Fazemos questão de vincar este apoio e incentivo não porque ele não se tenha manifestado em anos anteriores, mas porque ocorre num contexto em que o lixo verbalizado passou a contrabalançar o silêncio geral na abordagem mediática à dita «questão basca» (que não o é!), deturpando-manipulando da forma mais espúria a informação sobre o que se passa no País Basco e arredores (salvo raras excepções, onde parece que os maus exemplos vindos de fora não colhem) e, nalguns casos, visando denegrir o activismo solidário da ASEH.
Pela nossa parte, a solidariedade continua e reforça-se. Lembramos, mais uma vez e fazemos questão disso, que o País Basco não caminha só!