domingo, 4 de abril de 2010

No Aberri Eguna independentista, um mar de gente inunda Irun e Hendaia em ambiente de unidade

A unidade independentista deu um novo passo em frente com um Aberri Eguna concorrido entre Irun e Hendaia, sendo que muitos milhares de pessoas [50 mil, de acordo com o boltxe.info] caminharam juntas secundando o apelo feito pela rede Independentistak e fazendo frente tanto às inclemências meteorológicas como aos controlos das forças policiais espanholas.

As trombas de água atrasaram o início da manifestação, previsto para as 11h30, e fizeram-se sentir também nos minutos anteriores ao acto final, no parking de Ficoba. Ali, em nome dos convocantes, Txutxi Ariznabarreta salientou que «somos milhares e milhares, e estamos a demonstrar que somos capazes de agir unidos e unidas. Que todo o mundo o saiba, especialmente os estados espanhol e francês, que aqui estamos e que vão ser cada vez mais aqueles que querem alcançar o Estado basco».

O acto final girou em torno da figura do sete, representativa da união dos territórios bascos. Assim, sete cantores bascos bastante conhecidos interpretaram juntos o «Zenbat gera?» [Quantos somos?], sete pessoas de distintos âmbitos realçaram a importância da independência, e os símbolos dos sete herrialdes, figurados em balões, subiram ao céu. Também se exibiram em palco os retratos de sete destacados independentistas de Euskal Herria e de todo o mundo: Juana de Albret, Agustín Xaho, Simón Bolívar, Mahatma Ghandi, José Martí, José Antonio Agirre e Telesforo de Monzón.

Os políticos não tiveram protagonismo excessivo na cabeceira da marcha, mas viram-se numerosos membros da esquerda abertzale (Rufi Etxeberria, Txelui Moreno, Tasio Erkizia e Ainhoa Etxaide, entre outros), bem como do Eusko Alkartasuna (Pello Urizar, Juan Mari Larrazabal, Maiorga Ramírez...). O Aralar enviou uma delegação liderada por Ainhoa Beola. A Guarda Civil e a Polícia efectuaram vários controlos de estrada para dificultar a participação dos cidadãos tanto na N-I como na A-8.
Fonte: Gara