sexta-feira, 16 de abril de 2010

Na sequência de «Zutik Euskal Herria»: A Lokarri inicia uma campanha de apoio à Declaração de Bruxelas


A plataforma Lokarri iniciará uma campanha de apoio à Declaração de Bruxelas, documento subscrito por quatro Prémios Nobel da Paz e dezassete pessoas que são referências mundiais na resolução de conflitos que «resume na perfeição os passos necessários para abrir um novo processo de paz».

Representantes da Lokarri contactaram com os promotores da Declaração de Bruxelas para lhes comunicar a sua intenção de iniciar uma campanha de recolha de apoios, iniciativa que foi considerada positiva, segundo fez saber Paul Rios, coordenador da Lokarri.

Numa conferência de imprensa que decorreu em Bilbo, Paul Rios, acompanhado por Andoni Mendizabal, referiu que a Declaração de Bruxelas e a resolução «Zutik Euskal Herria», documento que recolhe as conclusões do debate interno do Batasuna, constituem dois «factos encorajadores» nos últimos meses.

Afirmou que o texto subscrito por quatro Prémios Nobel da Paz e dezassete pessoas referenciais na resolução de conflitos no mundo «representa um apoio internacional muito importante para o impulso à paz» e mostraram-se convencidos de que «é apenas um primeiro passo».

Rios salientou que, «se os seus apelos forem atendidos, a sociedade basca contará com um forte apoio internacional num futuro processo de paz».

Afirmou que, «se o cessar-fogo da ETA e a resposta adequada do Governo se tornarem realidade, irão desaparecer muitos dos obstáculos para alcançar a paz», porque «são factos concretos e reais que trariam a esperança e a confiança necessárias para avançar de forma irreversível em direcção à paz».

Considerou, por isso, necessário «juntar o apoio da sociedade basca», porque «o impulso local e internacional representam uma contribuição essencial para que estes passos imprescindíveis sejam dados e aproveitar a oportunidade».
Fonte: Gara

Conde-Pumpido anuncia que também serão impugnadas «candidaturas isoladas»
A reforma legal que o Governo espanhol está a promover para impedir a participação eleitoral da esquerda abertzale também permitirá impugnar «candidaturas isoladas», de acordo com afirmações do procurador-geral do Estado, Cándido Conde-Pumpido. Avisado e previdente, Pompido pensa na hipótese de «alguma candidatura fraudulenta do Batasuna» se incrustar num partido que «no seu todo seja legal» e ««democrático»» e, assim, não possa ser impugnado.
O democrata espanhol defendeu ainda o alargamento do prazo de impugnação até ao próprio período de campanha, de forma a «evitar situações» como as geradas pela Iniciativa Internacionalista, que pôde concorrer às eleições europeias.
Notícia completa: Gara