sexta-feira, 16 de abril de 2010

Convocam manifestações para Bilbau e Donostia em resposta à «repressão política»

Numa conferência de imprensa altamente participada, representantes de diversas áreas fizeram um apelo à sociedade basca para que responda à «repressão política» que representa a detenção de três advogados e sete pessoas relacionadas com os presos, participando nas manifestações que terão lugar no domingo em Bilbo e Donostia. As marchas partirão às 17h30 do Boulevard donostiarra e do Sagrado Corazón na capital biscainha.

Familiares de presos, advogados, representantes sindicais, desportistas e arguidos no «caso Egunkaria», recentemente absolvidos, entre outros, estiveram presentes numa massiva conferência de imprensa, que decorreu no frontão do Antiguo, em Donostia, tendo feito um apelo à mobilização contra a operação da Audiência Nacional espanhola que colocou três advogados e sete pessoas relacionadas com os presos nas instalações da Guarda Civil e em situação de incomunicação.

Estiveram presentes mais de duzentas pessoas e, em nome de todas elas, o advogado Aiert Larrarte manifestou a sua «preocupação e medo relativamente ao estado em que se encontram estas pessoas», já que, só neste ano, «21 pessoas denunciaram ter sido torturadas no período de incomunicação», e pediu que se ponha fim ao regime de incomunicação para «acabar com a tortura».

No decorrer da conferência de imprensa, Larrarte salientou o facto de que, «até nos momentos mais duros, a nossa aposta é a solução dialogada e política», e de que a repressão deve desaparecer para levar até às últimas consequências o processo democrático.

Enquanto «em Euskal Herria se está a desbravar o caminho para a mudança e estão a ser dados passos firmes para pôr em marcha um verdadeiro processo democrático», o Governo espanhol responde «com armas, com Guarda Civil, com regime de incomunicação e repressão» porque quer «evitar a solução política».

Os participantes na conferência pediram que se dê uma resposta a «esta repressão política» participando nas manifestações deste domingo em Bilbo e Donostia. As marchas partirão do Sagrado Corazón e do Boulevard às 17h30.
Fonte: Gara

Vídeo da conferência de imprensa (euskaraz)

Fonte: Berria TB

Manifesto:
«Errepresioa amaitu! Demokrazia Euskal Herriarentzat!» (eus.)

«Errepresioa amaitu! Demokrazia Euskal Herriarentzat!» (cas.)

Ver também: «Levam os detidos, apesar dos problemas de saúde», de A. GOIKOETXEA e O. LLORENTE, em Gara
"O facto de dois dos detidos terem sido levados para o hospital não fez mais que aumentar a inquietação dos familiares, que são confrontados com o mutismo de todas as instâncias. Numerosos agentes juntaram-se a eles para pedir o fim do regime de incomunicação."