quarta-feira, 21 de abril de 2010

Presos políticos bascos


Três presos políticos bascos em greve de fome
Alberto e Txus correm risco de expulsão e Joseba encontra-se na solitária.
Alberto Saavedra foi detido pela Polícia francesa em 2004, tendo sido posteriormente encarcerado e condenado a oito anos de prisão. Na segunda-feira que vem cumpre o tempo de prisão determinado pelo tribunal francês, correndo assim o risco de expulsão, pelo que decidiu empreender uma greve de fome.
Txus Martin Hernando foi detido no dia 31 de Julho de 2002. Anteontem, cumpriu o 22.º dia em greve de fome e foi levado para o hospital, dado o seu frágil estado de saúde. Já perdeu 10 quilos desde que começou o jejum, que é uma forma de protesto contra o risco de expulsão que corre a partir do próximo sábado, dia em cumpre a pena decretada pelo tribunal francês.
Joseba foi detido em Paris pela Polícia francesa a 17 de Março, sendo posteriormente encarcerado na prisão de Poities. Aqui, Joseba é o único preso político basco, e, ainda por cima, foi colocado na ala de isolamento. Contra esta situação, ontem cumpriu duas semanas em greve de fome. Pede que o retirem da situação de isolamento e o mudem para junto de outros presos políticos bascos.
Fonte: askatu.org

Eneko Olza, livre, depois de 10 anos na prisão
Foi acusado de participar numa acção de kale borroka e, depois de condenando, conheceu a realidade da dispersão durante todos estes anos. No sábado, haverá uma manifestação no bairro de Donibane, em Iruñea, com o lema «10 urte errepresioa, 10 urte borrokan, DENAK ETXEAN IZAN ARTE!» [10 anos de repressão, dez anos em luta, até que todos estejam em casa!]. Denak libre izan arte!
Fonte: apurtu.org