quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Apelo à manifestação pelos direitos e contra as proibições no 2 de Outubro em Bilbo


Reclamar os direitos humanos, civis e políticos, denunciar a proibição de manifestações e mostrar-se contra a «imposição e a violência» são os eixos da manifestação convocada por um grupo plural de cidadãos para o próximo dia 2 de Outubro em Bilbau.

Txaro Arteaga, ex-presidente da Emakunde, Gabriel Mariscal, ex-decano do Colegio de Abogados de Bizkaia, o professor da UPV Ramón Zallo, Pedro Ibarra, Paul Rios, coordenador da Lokarri, o advogado Félix Cañada e José Luis Longarte, membro da Pastoral Obrera, são alguns dos convocantes da marcha que no próximo dia 2 de Outubro partirá da Aita Donostia às 17h00 e terminará em frente à Câmara Municipal da capital biscainha.

«Somos um grupo de pessoas preocupadas com as recentes proibições de manifestações», afirmaram na conferência de imprensa que decorreu em Bilbau, em alusão aos vetos impostos às marchas convocadas pela Adierazi EH! e a convocatória que se lhe seguiu.

Depois de referirem os lemas da marcha são «no a la prohibición de manifestaciones», «ninguna imposición, ninguna violencia» e «sí a los derechos humanos, civiles y políticos», disseram que vão iniciar hoje mesmo uma ronda de contactos com forças políticas, sindicais e sociais para lhes comunicar o propósito da manifestação e conseguir a sua adesão.

Fizeram, por isso, um apelo a toda a sociedade basca, «para lá das suas opções ideológicas ou opiniões políticas», para que secunde a mobilização «pelos direitos que correspondem a todos os cidadãos e a todas as cidadãs».
Fonte: Gara