quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O juiz dá ordem de prisão a cinco internacionalistas da Askapena e impõe fianças a outros dois


O juiz da Audiência Nacional espanhola Pablo Ruz deu ordem de prisão a cinco dos sete membros da Askapena detidos pela Polícia espanhola na terça-feira - Walter Wendelin, Gabi Basañez, Haritz Ganboa, Unai Vázquez e David Soto - e impôs o pagamento de uma fiança de 10 000 euros a Rubén Sánchez e de 5000 euros a Itsaso Lekuona. Emitiu ainda uma ordem de busca e captura para o jovem irundarra Uberka Bravo.

Foram todos presentes a tribunal hoje de manhã, pelas 11h00, acompanhados pelos seus advogados de confiança, segundo comunicaram ao Gara. O tratamento a que foram submetidos nos calabouços, como excepção das ameaças referidas por um dos detidos, foi correcto. Durante os interrogatórios, que durararam cerca de quatro horas, alguns recusaram-se a prestar declarações e os que o fizeram refutaram as acusações que lhes são imputadas.

«Sabotar» o caminho aberto
Por seu lado, o movimento internacionalista afirmou na conferência de imprensa que deu ontem em Gasteiz que a operação decretada pelo juiz Pablo Ruz «é outro ataque» contra o processo que se está pôr em marcha em Euskal Herria. O Estado espanhol, «em vez de apresentar uma saída política e democrática, utiliza unicamente meios repressivos e está a tentar sabotar o caminho aberto», referiram.

A Ertzaintza abre três cabeças e fala de confrontos

Notícia completa: Gara

Ver também:
«A AN dá ordem de prisão a cinco dos sete membros de Askapena»

«Askapeneko zazpi kideetatik bost espetxeratzeko agindu du epaileak» [O juiz deu ordem de prisão a cinco dos sete membros da Askapena] (Berria)

«5 novos presos políticos, da Askapena, aumentam a lista do enlouquecido Estado espanhol» (boltxe.info)

«Concentração de apoio à Askapena em Iruñea» (kaosenlared.net / ekinklik.org)

«A Corriente Roja com a Askapena e as liberdades democráticas para Euskal Herria» (boltxe.info)

«A EHL-Argentina coordena uma ampla frente solidária com os internacionalistas detidos» (kasoenlared.net)

Fotos: SareAntifaxista e etengabe
-
ASKAPENA AURRERA! Aupa Gabi! Besarkada handi-handi bat denontzat.