sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Guarda Civil arrochou a valer em Iturrama e Etxarri na operação de terça-feira


O estado das coisas: o agente da Guarda Civil que sacou duma pistola na Av. Carlos III, durante os Sanfermines, foi visto no dispositivo policial.
apurtu.org * E.H.
A Guarda Civil fartou-se de dar porrada na operação que levaram a cabo na madrugada e manhã de terça-feira no bairro de Iturrama, em Iruñea. Os amigos e familiares de Eneko Compains quiseram protegê-lo e a Guarda Civil começou a bater-lhes. Alguns familiares foram agredidos - a imagem diz precisamente respeito a um dos familiares de Eneko, depois de agredido pela Guarda Civil.
Por outro lado, o Guarda Civil que sacou de uma pistola na avenida Carlos III, quando passava pelas peñas, voltou a aparecer. Participou na operação do bairro de Iturrama, tendo sido identificado por alguns moradores.
Também se verificaram incidentes e agressões em Etxarri Aranatz, segundo a apurtu.org conseguiu apurar e o Gara também noticiou.
Fonte: SareAntifaxista

Ver também:
«A operação policial pelo prisma dos familiares»
A brutalidade com que se desenrolou a operação policial teve como consequência, além de nove detidos, um familiar preso, outro agredido e um sem fim de casas e estabelecimentos vedados. Três familiares e amigos dão conta do que viveram.

«Familiares dos nove independentistas detidos comunicam ao Defensor do Povo de Nafarroa o medo de que sejam torturados»

«A maior parte dos detidos nas operações de Marlaska denuncia tortura»
De acordo com elementos do TAT, só este ano 33 pessoas foram vítimas de tortura, 14 das quais às mãos da Guarda Civil. Familiares dos detidos solicitaram ao Defensor do Povo que se tomem medidas para impedir a tortura.

«A esquerda abertzale pede esforços redobrados para trabalhar em prol dos mínimos democráticos»
A esquerda abertzale fez um apelo no sentido de se intensificar o trabalho a favor dos direitos básicos e mínimos democráticos perante a última operação policial, por trás da qual percebe «a obsessão muito clara de tentar abortar o que este povo está a fazer».