sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Regressa o apoio à Udalbiltza às portas do reinício do julgamento


Nas vésperas de serem retomadas as sessões do julgamento oral contra a Udalbiltza, a solidariedade para com os processados e a denúncia deste julgamento voltará a fazer-se sentir nas ruas. O debate que teve lugar na quinta-feira em Lazkao (Gipuzkoa), a moção apresentada na CM de Bilbau, bem como a concentração que já hoje teve lugar às 12h00 em Donostia são um bom exemplo disso.

Ao mesmo tempo, os processados quiseram dirigir-se novamente à sociedade basca para alertar para o «anacronismo cada vez mais notório» que representa este processamento. No entender dos 21 cidadãos bascos que a partir da próxima segunda-feira voltarão a sentar-se no banco dos réus da AN espanhola, é «hora de abrir as portas à esperança e de chegar a consensos e construir uma base de garantias democráticas para todos os cidadãos».
Consideram que o julgamento a que são submetidos é um processo penal «contra as próprias bases do conceito de democracia».

Neste sentido, dirigem-se a todas as pessoas que estão dispostas a contribuir de alguma forma para a defesa dos direitos civis e políticos para que se juntem também à exigência de «Udalbiltza aske!»; «reforçando o que nos une, passando por cima de siglas», concluem.
Fonte: Gara