sábado, 18 de setembro de 2010

O Sinn Féin pede que se aproveite a oportunidade criada após a declaração da ETA


A eurodeputada Bairbre de Brún e o deputado em Stormont Alex Maskey encontram-se em Euskal Herria, onde se prevê que tenham encontros com diversos agentes bascos.

Ontem de manhã compareceram publicamente em Bilbo, acompanhados pelo autarca de Elorrio, Niko Moreno; a autarca de Bergara, Agurne Barruso; a advogada Jone Goirizelaia e o dirigente abertzale Tasio Erkizia.

De Brún disse que veio a Euskal Herria para «encorajar toda a gente», já que considera que há que aproveitar «a oportunidade única» que foi criada após a última declaração da ETA, e para partilhar a sua experiência na resolução de conflitos, embora tenha consciência de que a situação basca e a irlandesa «não são idênticas».

«Estamos aqui para ouvir e aprender com este momento muito importante para Espanha e Euskal Herria», referiu. Assim, afirmou que, face à oportunidade criada, quiseram enviar uma delegação do Sinn Féin para expor os seus pontos de vista relativamente à resolução de conflitos.
A eurodeputada do Sinn Féin disse que tem «boas sensações» e, apesar de ter advertido que o processo será longo, mostrou-se convencida de que «no final se poderá chegar a uma resolução».

Com base na sua experiência, sublinhou que se requer «um diálogo inclusivo em que todas as partes sejam reconhecidas e possam participar», e que essa é a chave de um processo de resolução.

Importância da representação civil
Por seu lado, Maskey salientou que o anúncio da ETA é «muito positivo» e constitui «uma oportunidade que deve ser aproveitada» por todos os agentes e partidos.

Considerou importante o facto de a declaração feita pela organização armada ser «unilateral, não condicionada e sem exigências de tempo», e pediu que se aproveite esta ocasião independentemente da atitude ou reacção de cada agente. Nesse sentido, afirmou esperar que as respostas sejam «construtivas».

Os dirigentes do Sinn Féin também insistiram na importância que, em seu entender, tem a representação social «nesta atmosfera de esperança que se respira».

De Brún, como membro do grupo de apoio Friendship, salientou ainda o entusiasmo gerado no âmbito internacional, e referiu que consideram estar perante um momento «crucial».

Por seu lado, os representantes da esquerda abertzale agradeceram a De Brún e Maskey a sua presença em Euskal Herria para partilhar as suas experiências e contributos nestes momentos.

«Ouvir todas as vozes»
A plataforma Adierazi EH!, com quem se reuniram à tarde e deram uma acidentada – houve diversos apagões – conferência de imprensa em Bilbo, também agradeceu a sua presença e o contributo da sua experiência no trabalho para o estabelecimento dos direitos civis e políticos.

A parir da sua experiência, Maskey sublinhou a importância do papel a desenvolver pelo movimento social, de «ouvir todas as vozes, qualquer sector social que tenha algo a dizer».

Considerou que «se está no bom caminho» e reiterou a ideia de que o processo deve ser «um processo inclusivo», no qual possam participar todas as partes.

Respondendo a questões dos jornalistas, a eurodeputada Brún disse que desta vez – esteve em diferentes momentos em Euskal Herria – sente que «há mais determinação».
Fonte: Gara

Ver também: «EA: "Nem o Governo nem o Parlamento podem ficar alheios a esta mudança profunda"»
O EA irá comunicar à Câmara de Gasteiz que se abriu uma nova etapa e que "nem Governo nem o Parlamento basco podem ficar alheios a esta mudança profunda que se está a viver".

Na foto de baixo: os deputados do Sinn Féin Bairbre de Brún (d), Alex Maskey (c), acompanhados pelo advogado Urko Aiartza (e).