domingo, 12 de setembro de 2010

Euskal Herria é um país em marcha e não se deixa amedrontar

Todos os poderes da Espanha negra quiseram a foto de uma Bilbau repleta de incidentes. Têm as que mostramos, juntamente com o vídeo do acto no Kafe Antzokia.


Conferência de imprensa, no Kafe Antzokia, em Bilbo/Bilbau (11/09/2010).

Espanha e os seus necessários colaboradores regionalistas bascos do PNV desejavam que ontem as imagens fossem as de milhares de bascos a andar pelas ruas de Bilbo, entre incidentes, corridas e cargas policiais. Desejavam imagens que pudessem justificar a repressão e a negação, uma vez mais, de uma saída democrática para Euskal Herria.

Mas não se passou assim, mas sim como se vê nas fotos que mostramos em seguida. Centenas de polícias autónomos espanhóis e as pessoas a passarem por eles e com destino ao que a nós, bascos, nos interessa.

O que nos interessa é constituirmo-nos como um povo organizado em defesa dos direitos civis mais básicos e de uma saída democrática para Euskal Herria. Direitos para todos e todas.

Euskal Herria, ontem, mostrou pela enésima vez ser maior de idade. E não apenas isso. Mostrou ser uma sociedade que quer a paz, mas a paz de verdade, a paz da justiça e da liberdade.

Dentro de muitos anos, continuar-se-á a falar da jornada de ontem, que foi histórica, como o sabem os poderes espanhóis. É isso que lhes dói, a eles e ao seus cúmplices do PNV.

Ver fotos - Kalekobegiak Argazkiak - em lahaine.org