domingo, 19 de setembro de 2010

Eleitos independentistas navarros estendem a mão para um acordo


Partindo da convicção de que este momento é absolutamente chave para mudar o futuro de Nafarroa, dezenas de eleitos municipais da esquerda abertzale e independentes apresentaram ontem uma declaração em que salientam que «todos somos necessários» e incentivam à procura de consensos entre forças de esquerda e abertzales para «travar os desmandos da direita» e «transformar de raiz a realidade». Mariné Pueyo, vereadora de Iruñea, e Fermin Irigoien, edil de Berriozar, encarregaram-se da leitura da declaração num cinema do centro de Iruñea.

A declaração surge uma semana depois de a esquerda abertzale e o Eusko Alkartasuna terem apresentado um acordo estratégico em forma de decálogo, no qual estabelecem as linhas que, em seu entender, são necessárias para levar a cabo a mudança política e social em Nafarroa. Mas ocorre também num momento em que foi feito um pacto eleitoral entre o Aralar e o PNV para 2011 que consolida a actual fórmula do Nafarroa Bai e que, na opinião da esquerda abertzale, pode criar entraves às possibilidades de uma viragem histórica em Nafarroa.
VER: Gara

Ver também:
Declaração institucional efectuada por dezenas de cargos eleitos de Nafarroa: «Apostamos na unidade estratégica entre todas as pessoas de esquerda e abertzales», nafargune.info