terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comunicado da Associação portuguesa de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH)

A ASEH recebeu com estupefacção a notícia da detenção de sete membros da organização basca internacionalista Askapena. Com uma larga trajectória de trabalho solidário com a luta de outros povos, entre os quais o português, a Askapena também denunciava a repressão dos Estados espanhol e francês contra o povo basco. É, portanto, mentira a informação que veiculam os meios de comunicação social portugueses e estrangeiros de que se trate do aparelho internacional da ETA.

O Estado espanhol lança toda a sua estrutura repressiva contra os independentistas bascos, num momento em que vários partidos, sindicatos, organizações juvenis e humanitárias, agentes internacionais, entre os quais partidos e personalidades Nobel da Paz, trabalham para um processo rumo à conquista da tão necessária paz, baseada em princípios democráticos como o direito à autodeterminação do povo basco. É fácil ver quem quer a paz e quem quer a guerra.

Estamos solidários com a Askapena e com os nossos companheiros de sempre. Não são terroristas. A comunicação social portuguesa volta a repetir as palavras das agências propagandistas espanholas sem qualquer sentido crítico. Neste momento, evidenciamos também a nossa preocupação sobre a forma como os membros da Askapena possam estar a ser tratados nos calabouços. Denunciamos a utilização sistemática da tortura por parte das autoridades espanholas.

Viva a Askapena!
Não à ofensiva repressiva do Estado espanhol!
Viva o País Basco livre e socialista!