Aitor Loiola, autarca de Mallabia (Bizkaia), denunciou as manobras militares que se realizam no município, e que não foram comunicadas à Câmara Municipal.
Em declarações ao Gara, Loiola informou que os militares espanhóis foram vistos nas imediações da escola local, causando alarme entre a população escolar, e também junto ao bairro de San Pedro.
As operações militares «de treino» nas redondezas de Mallabia costumam ser habituais, assim como as denúncias dos seus habitantes, pelo facto de depararem com homens armados, especialmente na zona de Trabakua, queixas que se estendem às localidades vizinhas de Markina e Berriz.
«Estamos cansados», disse Aitor Loiola, expressando o sentir dos mallabiarras.
O Gara também conseguiu saber que o Exército e a Guarda Civil efectuaram manobras ontem à tarde no alto de Astorkigana, em Munitibar (também na Bizkaia).
Por outro lado, e de acordo com notícia veiculada pela Sare, um habitante de Leza, junto à localidade alavesa de Guardia, fez saber que na terça-feira, pelas 11h00, quatro caças espanhóis sobrevoaram a zona em voo rasante e que, pouco depois, mais dois aviões militares voltaram a fazer mesmo. Na sexta-feira, dia 3, um habitante de Deba afirmou que dois aviões sobrevoaram a localidade guipuscoana a baixa altitude, na direcção de Itziar.
Fonte: Gara e SareAntifaxista