quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Apesar das proibições, os militantes bascos falecidos foram lembrados em dezenas de actos


Num dia como na segunda-feira, há 35 anos, foram fuzilados os militantes bascos Jon Paredes, «Txiki», e Angel Otaegi, juntamente com três membros do FRAP, por ordem do regime franquista. Desde então, o 27 de Setembro é dia de homenagem e lembrança. Apesar das proibições ou dos entraves policiais, durante o Gudari Eguna deste ano sucederam-se os actos em tributo a todos os militantes bascos falecidos.

«Temos de pedir autorização para vir ao cemitério visitar o nosso irmão?». Familiares e amigos de Jon Paredes Manot, «Txiki», encontraram-se novamente com a Ertzaintza no cemitério de Zarautz, quando iam realizar a homenagem habitual no 35.º aniversário do seu fuzilamento. O juiz da Audiência Nacional Fernando Andreu tinha mandado vigiar a homenagem «para evitar acções que pudessem enquadrar-se no enaltecimento ou apoio a pessoas ou grupos terroristas ou a associações declaradas ilegais». Os agentes afirmaram que a sua presença se devia ao facto de «terem de elaborar um relatório».

No muro de Santa Isabel
À tarde, um acto semelhante organizado pela Ahaztuak teve lugar no cemitério de Gasteiz. Cerca de 150 pessoas juntaram-se em frente ao muro traseiro do cemitério, lugar convertido em paredão pelos franquistas, onde morreram executadas dezenas de pessoas. Após o aurresku e a oferta de flores, cantaram a canção «Mendigoixaliarena», de Lauaxeta, que foi fuzilado nesse mesmo local. O cemitério de Derio também se transformou em palco de homenagem a estas vítimas do franquismo.

Muitos foram os lugares de Euskal Herria onde decorreram actos relacionados com o Gudari Eguna, como Altza, onde evocaram a figura de Imanol Gómez, no quinto aniversário da sua morte; Azpeitia, onde três centros de ensino colocaram ikurriñas com crepes negros e fotografias de militantes falecidos e 150 estudantes participaram numa concentração; ou Errenteria-Orereta, onde se concentraram 250 estudantes.

À tarde, em Getaria 25 pessoas juntaram-se à na concentração realizada por ocasião do Gudari Eguna, 14 em Mallabia, 16 em Plentzia e 150 em Donostia. Em Zaldibia juntaram-se 80 pessoas, em Barakaldo 230 e em San Pedro-Trintxerpe 40. Em Algorta colocaram uma placa em memória de Eustakio Mendizabal, «Txikia», no local onde faleceu; depois, mais 63 pessoas participaram num acto de homenagem aos falecidos na Praça Txiki eta Otaegi.

Da mesma forma, em Deba reuniram-se 35 pessoas, 200 no acto vespertino em Zarautz, 300 em Iruñea, 50 em Erromo (Getxo), 60 em Leioa e em Sodupe. Em Azpeitia manifestaram-se 150 pessoas e 500 em Orereta.

Durante o fim-de-semana
Em Baiona e Sestao foram colocadas faixas nas ruas em memória dos falecidos e foram dados novos nomes a ruas em lembrança de militantes mortos. Na localidade biscainha, expuseram ainda painéis informativos sobre o fuzilamento de Txiki e Otaegi, embora a Ertzaintza não tenha demorado a removê-los, mobilizando para isso várias patrulhas.
Um preso político de Almeria, por seu lado, levou a cabo um jejum em homenagem ao recém-falecido exilado político basco José Mari Zaldua.

No fim-de-semana também houve diversos actos evocativos relacionados com o Gudari Eguna. Em Nuarbe, prestaram homenagem a Dionisio Aizpuru, «Kurro», Pedro Mari Isart, «Pelitxo», e Angel Otaegi. Em Zumaia, lembraram Xabier Kalparsoro 17 anos depois da sua morte e em Ezkerraldea, Meatzaldea e em Enkarterriak (três zonas da Bizkaia) realizaram actos a que assistiram cerca de 60 pessoas.

Na homenagem aos militantes falecidos que se realizou em Ittun Harri, em Sara (Lapurdi), evocaram especialmente a figura de José Mari Zaldua.

[Na sequência]
«Vetos de Lakua e ordens para vigiar da Audiência Nacional»
Notícia completa: Gara

Foto: SareAntifaxista

Ver também a reflexão da Ezker Abertzalea a propósito do Gudari Eguna:
«Gudari Eguna 2010, memória para construir uma nova oportunidade»