Uma manifestação reclamou, no domingo, em Tafalla (Nafarroa) a libertação de Ventura Tomé, detido juntamente com o gasteiztarra Xabier Agirre na sexta-feira passada em Bruxelas. Desde então, de acordo com a versão divulgada no sábado por fontes judiciais, ambos se encontram em situação de prisão preventiva, depois de terem sido presentes a um juiz de instrução.
O natural de Tafalla, de 58 anos de idade, enfrenta um mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola, que tem por base um processo judicial do ano 2000, em que foi condenado a 17 anos de prisão.
Segundo informou a Polícia belga, em relação a Xabier Agirre, o outro detido, gasteiztarra de 31 anos, não existe nenhum mandado de detenção europeu, pelo que pode vir a ser processado na Bélgica. Tal como o seu companheiro, Agirre também se encontra em prisão preventiva. Ambos terão de ser presentes nos próximos dias à Câmara do Conselho.
Por outro lado, no sábado passado 35 pessoas mobilizaram-se em Ororbia e 27 em Hondarribia em defesa dos direitos das presas e dos presos políticos bascos; no domingo, outras 25 pessoas mobilizaram-se na localidade alavesa de Espejo.
Fonte: Gara
Mais info: «Tomé e Agirre, em detenção preventiva depois de serem presentes ao juiz de instrução» (Gara)
«La Izquierda Abertzale quiere denunciar la detención del refugiado político vasco Ventura Tomé», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)
Comunicado da Askatasuna sobre a detenção do jovem gasteiztarra Ibai Peña:
«Arrestation (puis remise en liberté) d'un jeune militant basque mercredi dernier» (askatasuna-uztaritze)
Mercredi dernier, Ibai Peña, jeune réfugié politique originaire de Gasteiz et vivant à Bayonne depuis plusieurs années, était arrêté pour la troisième fois en un an. Vous trouverez ici son témoignage. [Sugerimos vivamente a leitura deste impressionante testemunho de acosso e perseguição.]