segunda-feira, 26 de março de 2012

Concentração de 24 horas em Bilbo pela liberdade de Txus Martín

Teve início no sábado ao meio-dia uma concentração de 24 horas, em Bilbo, para reclamar a libertação do preso basauritarra Txus Martín, que, sofrendo de uma grave doença psíquica, continua encarcerado na prisão de Zaballa. A mobilização, que decorreu na Praça Elíptica, terminou ontem às 12h30 com uma manifestação pela libertação de Txus e dos outros catorze presos políticos com doenças graves.
No decorrer desta mobilização popular, convocada pelo Herrira, à qual foram chegando inúmeras expressões de solidariedade provenientes de diferentes municípios, realizou-se também um cordão humano até à sede do PP.

Mais mobilizações
A exigência de aplicação da legislação penitenciária no que diz respeito à libertação de pessoas com doenças graves fez-se ouvir no sábado também em Iruñea, através de uma caravana automóvel.
Para além disso, houve mobilizações pelos presos em Hondarribia (Gipuzkoa), onde se juntaram 48 pessoas. Em Noain (Nafarroa), houve festa para assinalar o aniversário do preso Miguel Angel Llamas, Pitu, e em Hazparne (Lapurdi) houve um acto solidário com Peio Hirigoien e Mattin Oltzomendi, ao qual se seguiu um concerto no gaztetxe Ttantola. Por seu turno, em Kanbo (Lapurdi) realizou-se a 19.ª vigília popular em solidariedade com os presos políticos, por iniciativa do sacerdote Mikel Epalza. / Fonte: Gara

Ongi etorri a Jon Rosales e a Nahaia Aguado
Em Algorta (Getxo, Bizkaia), a Tellagorri plaza foi pequena para as cerca de 230 pessoas que, na sexta-feira, quiseram dar as boas-vindas ao ex-preso Jon Rosales, uma cerimónia a que presidiu o lema «Algortan bat gehiago» [mais um em Algorta]. Não faltaram as dantzas, cartas de companheiros da prisão, ofertas e abraços... enfim, muito carinho para fazer o Jon sorrir. Como é hábito, o último algortarra a sair da prisão - Aitor Artetxe, no caso - entregou-lhe a chave da liberdade. Houve ainda bertsos, que todos puderam seguir, de folha na mão, poteo e jantar.

Também na sexta-feira, a ex-presa e estudante Nahaia Aguado (Sestao, Bizkaia) foi recebida no campus de Leioa, na escola do Magistério. Os foguetes marcaram o início da cerimónia, onde se dançou um aurresku e se deram flores e presentes a Nahaia; depois, dois membros do PAT tomaram a palavra e, por fim, Nahaia retirou a sua fotografia da parede. / Notícias completas: etengabe e topatu.info / Fotos: Jon Rosalesi ongietorria Algortan