sábado, 24 de março de 2012

Reclamam em Donostia a libertação dos cinco condenados no «caso Bateragune»

Cerca de uma centena de representantes de diversos forças políticas, sindicais e sociais, bem como pessoas conhecidas da sociedade basca, estiveram hoje presentes no Palácio Miramar, em Donostia, para reclamar a libertação de Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Miren Zabaleta, Sonia Jacinto e Arkaitz Rodríguez, cujos recursos serão apreciados na próxima quarta-feira no Supremo Tribunal espanhol.

Rufi Etxeberria, Jone Gorizelaia e Hasier Arraiz (esquerda abertzale), Rebeka Ubera e Dani Maeztu (Aralar), Oskar Matute (Alternatiba), Mertxe Colina (AB), os directores do Gara e do Berria, Iñaki Soto e Martxelo Otamendi; os professores da UPB/EHU Karmelo Landa e Francisco Letamendia, a jornalista Maddalen Iriarte, o jornalista norte-americano Darrin Wood, os escritores Joan Mari Irigoien e Juan Martin Elexpuru, o sindicalista das CCOO Jesús Uzkudun, a ex-vereadora do PSN Ainhoa Aznarez e a advogada Doris Benegas são algumas das pessoas que aderiram à exigência de liberdade e ao reconhecimento do contributo destes cinco militantes independentistas para a solução democrática do conflito.

A bertsolari Alaia Martin e o realizador de cinema Eneko Olasagasti salientaram, em nome de todos, que a sentença «de excepção» da Audiência Nacional espanhola que os condenou a penas entre os oito e os dez anos de prisão procurou «criar entraves e condicionar os avanços que se estão a dar neste país» e constituiu «uma resposta repressiva a um cenário em que uma maioria da sociedade basca vislumbra um horizonte de paz, justiça e democracia». Foi, em seu entender, uma «demonstração de força que ficou absolutamente deslegitimada perante o nosso país».

Por isso, destacaram que a sentença «deve ser revogada» e os condenados postos em liberdade de forma «incondicional e imediata», pois «contam com o aval e a credibilidade de todos os sectores políticos, sindicais e sociais deste país que continuam a trabalhar pela paz e pelas soluções».

Concentração
No decorrer da conferência de imprensa foi anunciada a convocatória de uma concentração para dia 28 de Março frente ao Palácio da Justiça de Bilbo, coincidindo com a audiência do Supremo. / Fonte: Gara / Vídeo: Agerraldia Miramar Jauregian (Gara)

Ver também: «"Bateragune auziko" zigortuek "aterabide demokratikoen" alde egindako ekarpena azpimarratu dute hainbat lagun ezagunek» (Berria)