terça-feira, 27 de março de 2012

Representantes políticos apelam à adesão à greve

Numa conferência de imprensa em Bilbo, EA, Alternatiba, Aralar e esquerda abertzale voltaram a mostrar a sua adesão à greve geral convocada para esta quinta-feira contra a reforma laboral aprovada pelo Governo espanhol, pediram aos cidadãos que venham para «as ruas», e reivindicaram a soberania como via «para a superação desta crise».

«Apesar do que se anda a dizer – em alusão à maioria absoluta de que o PP possui no Congresso –, não é verdade que vir para as ruas não serve para nada», referiram os membros do EA e Alternatiba Unai Ziarreta e Amaia Agirresarobe, respectivamente, que estiveram acompanhados por Niko Moreno (esquerda abertzale) e Dani Maeztu (Aralar). «O êxito da greve geral vai deixá-los tocados», afirmaram.

Na sua opinião, «há razões de sobra» para vir para as ruas contra a reforma laboral e o modelo adoptado para fazer frente à crise, ao considerarem que as políticas de cortes promovidas «só trouxeram mais desemprego, desigualdade e pobreza».
Perante isso, reivindicaram a soberania basca como via para ultrapassar a actual situação de crise. Entendem que «esta crise e as receitas que Madrid propõe para lhe fazer frente são uma agressão à nossa soberania». / Notícia completa: Gara

Ver também: «Adesões internacionais à Greve Geral de dia 29 em Euskal Herria», de LAB Sindikatua (lahaine.org)

«Mais de uma dezena de empresas denunciadas em Bilbo por pressionarem os trabalhadores a não aderirem à greve geral» (BilboBranka)
El Corte Inglés, Alhondiga, Fnac, Panda Security, Indra e Pull&Bear, entre outras [Não tenhas medo! Denuncia!]

«Pelo nosso presente e futuro negados: a juventude à greve geral» (SareAntifaxista)

Martxoak 29: greba orokorra!
Denok batera, herria aurrera!