quarta-feira, 28 de março de 2012

A Etxerat pede ao Ararteko que defenda os direitos dos presos

O Ararteko [Defensor do Povo] recebeu ontem uma delegação da Etxerat, que lhe fez chegar uma série de reivindicações relativas aos presos políticos bascos.
Minutos antes da reunião, que se decorreu na sede do Ararteko, em Gasteiz, o colectivo de familiares dos presos políticos concentrou-se às portas desta instituição, exibindo uma faixa em que se exigia o repatriamento dos presos e dos refugiados.
Em declarações à comunicação social, o porta-voz da Etxerat, Mattin Troitiño, lembrou que, quando se reuniram com o Ararteko há quatro meses, a realidade dos presos «era muito crua» mas «hoje em dia é ainda mais grave». Disse que em Novembro «havia nove presos com doenças graves e incuráveis, enquanto hoje há quinze» e, apesar disso, «não são libertados».
Assim, Troitiño afirmou que, durante o encontro com Lamarca, lhe iam pedir «que fizesse tudo o que fosse possível na defesa dos direitos dos presos, porque isso é uma competência directa» do Ararteko. Troitiño disse ainda que o objectivo da reunião com o Ararteko era conhecer o relatório anual elaborado por esta instituição, que foi apresentado ontem de manhã no Parlamento de Gasteiz. / Notícia completa: Gara / Vídeo / Ver também: etxerat.info

Aralar, EA e esquerda abertzale apelam à participação na manifestação pela liberdade dos 15 presos com doenças graves
Aralar, EA e esquerda abertzale expressaram o seu «apoio» à manifestação convocada pelo Herrira para dia 31 de Março em Iruñea, tendo como propósito «solicitar a libertação» de 15 presos políticos que «têm doenças graves».
Num comunicado, as três forças políticas referiram que «a libertação destas pessoas é uma questão de urgência médica, de respeito pelos direitos humanos e de lógica política». «Manter nos cárceres presos com cancro, doenças cardíacas ou com quadros psíquicos graves, muitos dos quais já cumpriram na íntegra a pena a que foram condenados, constitui uma insistência numa política prisional de excepção que já ninguém se atreve a defender, mas que continua a ser aplicada», criticaram. / Ver: ateakireki.com / Na foto, gente de Leitza (Nafarroa) que também adere à manifestação de sábado.

Lau gutxiago! Quatro jovens independentistas vão ser libertados
Menos quatro! Os jovens independentistas Xabier Bidaurre (Galdakao), Xabier Arina (Burlata), Ainhoa Villaberde (Gasteiz) e Ainara Ladron (Elgoibar) devem ser libertados nas próximas horas, depois de cada qual pagar uma fiança de 30 000 euros, segundo fez saber o movimento Herrira.
Bidaurre, Arina e Ladron foram detidos em Outubro de 2010, no âmbito de uma operação policial contra a juventude, tendo sido acusados de pertencer à Segi. Villaverde seria detida também nesse ano, mas em Dezembro, numa operação contra a juventude independentista em que foram detidas oito pessoas, duas delas advogados. No mês que agora está a terminar, foram libertados mais oito jovens independentistas. / Fonte: Berria