sexta-feira, 23 de março de 2012

No domingo, homenagem a Blanka Antepara em Urbina

Blanki Antepara faleceu em Urbina (Araba) no dia 11 de Janeiro, com 88 anos. Passaram mais de dois meses e o dia da homenagem merecida aproxima-se. É já neste domingo, 25 de Março.
Em primeiro lugar, as suas cinzas serão lançadas no monte Albertia, onde lhe será prestada uma homenagem singela.
Depois, às 12h30, haverá uma homenagem nacional na Praça de Urbina. Por fim, em Legutio (Araba) haverá um almoço popular, com o ambiente a ser animado pelo cantor Fermin Valencia.

Fonte: gazteiraultza.info

Herrira: «O único passo em consonância com os direitos humanos é libertar os presos doentes»
Os porta-vozes do Herrira Amaia Esnal e Manu Ugartemendia deram ontem uma conferência de imprensa em Donostia, acompanhados por Joxe Mari Unanue e Joxe Mari Basterretxea, membros da associação que presta assistência médica e psicológica aos presos políticos bascos. Referiram-se à intenção do comissário para a convivência e a memória, Jesús Loza, de apresentar ao Ministério espanhol do Interior uma proposta sobre a situação dos presos com doenças graves e incuráveis, tendo salientado que todos os passos que forem dados nessa direcção são positivos, mas que o «único passo lógico e em consonância com os direitos humanos» é pôr em liberdade os quinze prisioneiros que se encontram nessa situação. «É esse o passo que queremos ver».
Pediram-lhe também que tenha em conta os relatórios e diagnósticos dos médicos profissionais que trabalham com eles.
Os representantes do Herrira defenderam que a situação dos presos tem de possuir um carácter de «prioridade absoluta» e pediram aos cidadãos que, no dia 31 de Março, encham as ruas de Iruñea, participando na manifestação que partirá às 17h30 dos cinemas Golem para reclamar a libertação dos prisioneiros doentes. / Fonte: SOS Txus Martin

Vídeo: Concentração do Herrira em Bilbo para exigir a libertação de Txus (Gara)

Ongietorri a Izaskun e Poti no bairro da Txantrea
Em Iruñea. Fonte: ateakireki.com

Kanbo vai receber uma vigília pelos presos políticos no dia 30 de Março
No dia 30 de Março, Kanbo (Lapurdi) será o palco de uma vigília em solidariedade com os presos políticos bascos. A cerimónia terá início às 19h00 no colégio St. Michel.
Como acontece todos os anos, nas vésperas do Aberri Eguna e da Páscoa, serão lidos cartas, poemas e bertsos escritos por presos e presas políticos bascos.
A vigília terminará com um almoço ligeiro, que servirá, tal como anunciam os organizadores da iniciativa, para continuar a partilhar vivências e opiniões. / Fonte: Gara