sábado, 10 de março de 2012

Homenagem popular a Angel Berrueta frente à Câmara Municipal de Iruñea oito anos depois da sua morte

Centenas de pessoas acorreram hoje de manhã a uma homenagem popular a Angel Berrueta realizada em frente à Câmara Municipal de Iruñea, instituição que no mês passado rejeitou uma moção em que se reclamava verdade, reconhecimento e reparação para o padeiro de Donibane e membro da Gurasoak, assassinado há oito anos por um polícia espanhol e o seu filho.

Entrevista a Mari Carmen Mañas e Aitziber Berrueta, mulher e filha de Angel Berrueta (Gara)

Entrevista a Mari Carmen Mañas e Aitziber Berrueta, mulher e filha de Angel Berrueta (Berria)

[Vídeo] Palavras de Mari Carmen Mañas e Aitziber Berrueta [dias antes da concentração]

Mari Carmen Mañas, viúva de Berrueta, mostrou-se emocionada por ter sentido o calor popular num lugar tão especial para Berrueta como era esta praça. Recordou que o seu marido nasceu na Rua Nabarreria, muito perto dali, e que a Praça do Município lhe era muito querida.

Na sua intervenção, a iniciativa Angel Gogoan afirmou que, agora que «vivemos tempos de mudança e resolução, não há desculpas» para que continuem a ser marginalizadas vítimas como Angel Berrueta, que consideram um «caso paradigmático» e que perdeu a vida «à vista de todos», na medida em que a sua morte foi provocada pela campanha política que procurou responsabilizar a ETA pelos atentados de 11 de Março. Por isso, consideram que a actuação das instituições é ainda mais grave.

Na cerimónia, Kontxi Sanchiz foi também evocada por diversas vezes, pois a hernaniarra perdeu a vida depois de uma carga da Ertzaintza numa manifestação, que teve lugar em Hernani (Gipuzkoa), em protesto contra a morte de Berrueta. / Fonte: Gara

[Crónica] «Los vecinos llevan la verdad de Berrueta al Ayuntamiento que no la quiere ni ver», de Ramón SOLA (Gara)

Fotos: Homenagem popular a Angel Berrueta (ekinklik.org)

Fotos: Homenagem popular a Angel Berrueta (ateakireki.com)