segunda-feira, 19 de março de 2012

Herrira: uma corrente humana pede a liberdade dos presos com doenças graves

No sábado, ao meio-dia, partiu dos hospitais de Iruñea uma corrente humana para pedir a libertação dos presos com doenças graves. À frente da mobilização ia a ambulância do Herrira, que anda há semanas a percorrer Nafarroa para dar informações sobre a situação dos navarros Iñaki Erro, Iñaki Etxeberria, Josetxo Arizkuren e Jesus Mari Mendinueta.
Ao chegar à prisão de Iruñea, a corrente juntou-se a uma manifestação proveniente do bairro de Iturrama, onde se realizava o Elkartasun Eguna [Dia da Solidariedade]. Junto à prisão, pediram a liberdade do jovem de Iturrama Diego Octavio, que ali se encontra encarcerado, e também o fim das medidas de excepção que são aplicadas aos presos e às presas políticos bascos. Posteriormente, a marcha seguiu em direcção à sede do PP.
No próximo sábado, esta mesma exigência voltar-se-á a fazer-se sentir em Iruñerria, com uma caravana de automóveis. Uma semana depois, haverá uma manifestação em Iruñea (17h30, Golem), convocada pelo Herrira. / Fonte: ateakireki.com / Fotos: Herrira Giza Katea (ateakireki.com) / Vídeo: ateakireki.com

Reportagem fotográfica: Pela liberdade das pessoas reclusas doentes (ekinklik.org)

Ver também: «Cálculo político frente a derechos humanos» (editorial do Gara)

Mobilização em Zornotza pela libertação de Juan José Legorburu e Iñigo Akaiturri
A plataforma Herrira divulgou no sábado, em Zornotza (Bizkaia), a convocatória de uma manifestação para o próximo sábado, 24 de Março, que partirá da Erreferendum Plaza às 13h00. O propósito subjacente à mobilização é a exigência de libertação dos conterrâneos Juan José Legorburu e Iñigo Akaiturri, que estão encarcerados há 26 e 21 anos, respectivamente.
De acordo com Ane Larrea, porta-voz do Herrira nesta localidade biscainha, que esteve acompanhada pelos pais dos dois presos políticos, ambos já cumpriram na íntegra a pena a que foram condenados, mas continuam na prisão em virtude da aplicação da chamada «doutrina Parot». Concretamente, Legorburu já devia ter saído em Abril de 2009, e Akaiturri em Junho de 2010. «No entanto, continuam na prisão, a centenas de quilómetros de suas casas». / Notícia completa: Gara

Recepção a Nahaia Aguado em Sestao
Cerca de 300 pessoas juntaram-se na Kasko plaza, em Sestao (Bizkaia), para expressar o seu apoio e carinho à ex-presa política Nahaia Aguado, recentemente libertada. Nahaia foi detida em Novembro de 2009, com mais 33 jovens, na maior operação contra a juventude independentista dos últimos anos, tendo conhecido em primeira mão a realidade da dispersão, passando por diversas prisões espanholas nos 28 meses de encarceramento.
Ao chegar à praça, Nahaia foi recebida com aplausos e gritos de apoio. Jovens com quem esteve na prisão dançaram um aurresku em sua honra. Depois, sem que os abraços faltassem, retirou ainda sua foto da parede da taberna. / Notícia completa: LabeGaraia / Fotos: recepção a Nahaia Aguado (LabeGaraia)