sábado, 24 de março de 2012

A Ertzaintza pôs fim ao protesto pacífico do LAB na Torre Iberdrola

Um protesto pacífico do LAB de apoio às duas delegadas da Konecta BTO, que ontem cumpriam 15 dias em greve de fome, acabou em ambiente de grande tensão, porque cerca de vinte sindicalistas foram arrastados pela Ertzaintza desde o hall da Torre Iberdrola até à rua. Os ertzainas ultrapassaram os limites, inclusive com o histórico militante abertzale e operário Periko Solabarria, que foi empurrado à porta do edifício como se fosse um saco, tal como os outros. / Juanjo BASTERRA / Ver: Gara / Vídeo: BilboBranka

Ver também: «[Fotos] Membros do LAB ocupam a sede da Iberdrola, em solidariedade com as trabalhadoras em greve de fome» (boltxe.info)

Sindicatos concentraram-se numa vintena de localidade navarras contra os cortes
Na quarta-feira, ELA, LAB e STEE-EILAS, com o apoio de UGT e CCOO, levaram a cabo concentrações numa vintena de localidades navarras contra os cortes e em defesa dos serviços públicos.
Em Iruñea, as concentrações tiveram lugar no Complexo Hospitalar e frente ao Parlamento navarro, onde se fizeram ouvir palavras de ordem contra os cortes e a favor da greve geral, e lemas como «no hay pan para tanto chorizo».
Os participantes exibiram faixas variadas, mas cujas mensagens apontavam para um mesmo sentido: defesa do emprego, dos serviços públicos e do estado de bem-estar, e oposição aos cortes.
No local, em declarações aos jornalistas, Isabel Artieda, do LAB, disse que estas concentrações se enquadram nas mobilizações que, de forma unitária, ELA, LAB e STEE-EILAS têm estado a levar a cabo «face aos tremendos cortes que o Governo foral propõe nas administrações públicas». Desta vez, UGT e CCOO também estiveram presentes, algo que os sindicatos bascos avaliaram de forma positiva. / Notícia completa: Gara / Vídeo da concentração (Gara) / Bideoa - Sindikatuen mobilizazioak (BerriaTB)

Acções anticapitalistas em Gasteiz, Bilbo e Donostia
Na sexta-feira de Manhã, desconhecidos lançaram tinta contra a antiga sede do Banco de Espanha em Gasteiz, na Rua Lehendakari Agirre, segundo divulgou o Departamento do Interior do Governo de Lakua.
Em Donostia, também na sexta-feira, as paredes de duas sucursais bancárias localizadas na Rua Matia apareceram cheias de tinta e com inscrições a favor da greve geral de 29 de Março, segundo divulgou o Departamento do Interior de Lakua. A acção ocorreu pelas 22h45.
Em Bilbo, um grupo de pessoas atravessou contentores nos carris do eléctrico rápido e queimou duas caixas de Multibanco, uma da BBK e outra do BBVA, na Alde Zaharra, mais propriamente nas ruas Ronda e Ribera. A acção ocorreu esta sexta-feira, pouco depois das 21h00. / Fonte: Berria, Berria e SareAntifaxista

A Ahaztuak diz aos jovens: «se não vos deixam sonhar, não os deixem dormir»
Gara, Bilbo * E.H.
Históricos lutadores operários e antifranquistas fizeram um apelo à participação na greve geral do próximo dia 29 de Março. Encorajaram os trabalhadores e os mais jovens a activar a luta, para «não se perder o que conseguimos em direitos laborais e sociais». Nesse encontro da plataforma Ahaztuak 1936-1977, disse-se aos jovens: «se não vos deixam sonhar, não os deixem dormir. A luta continua». /Fonte: SareAntifaxista

Leituras:
«Contra el capital, independencia», de Jon KEREJETA (BorrokaGaraiaDa)
Al capitalismo no se le discute, se le destruye – Buenaventura Durruti

«¿Por qué vamos a la huelga el 29M?», de Ainhoa MADARIAGA (Gara)
29M por los derechos laborales y sociales, todas juntas, tanto migrantes como autóctonas, todas formamos la clase trabajadora

«La República necesaria», de Antonio ALVAREZ-SOLÍS (insurgente.org)
Se necesita un gran movimiento republicano, pero vaciado esta vez de monárquicos danzantes, de retóricos de teatro fácil, de dirigentes de mercadillo. De fascistas retintos.