segunda-feira, 12 de março de 2012

Concentração em Bilbo contra o acosso policial

Um número considerável de habitantes de Bilbo denunciou ultimamente situações de acosso policial. Com isto, procura-se intimidar os cidadãos, que são ameaçados, algumas vezes de morte. O caso mais destacado é do jovem Iker Uruburu, que afirmou ter sido sequestrado.

Na queixa efectuada pelas pessoas visadas, afirma-se que o acosso consiste «em ameaças telefónicas, seguimentos 24 horas por dia, propostas de colaboração policial com os seus interlocutores, ameaças de represálias quando essas propostas são recusadas, agressões, esperas junto às casas dos afectados para fazer novas ameaças, sequestros no meio da noite com ameaças e pressões». Precisaram ainda que estas manobras foram efectuadas pela Ertzaintza, Polícia Nacional e Guarda Civil.

No sábado, cerca de 100 pessoas juntaram-se em Bilbo para protestar contra esta situação e denunciá-la publicamente. Afirmaram que vão levar a questão à Câmara bilbotarra, sendo seu propósito que, com o envolvimento da edilidade, mais ninguém tenha de passar por situações deste género. / Fonte: lahaine.org / Vídeo com testemunhos (Bilbo Branka)