sábado, 17 de março de 2012

A Gernika Gogoratuz apresenta o programa evocativo do 75.º aniversário do bombardeamento

Ao contrário do que aconteceu noutras ocasiões, o protagonismo do simpósio organizado não irá recair nos detalhes do bombardeamento (número de aviões, edifícios destruídos, etc.), mas centrar-se-á nas repercussões sociais e mediáticas que o massacre teve em diversos países.

Maria Oianguren, da parte da Gernika Gogoratuz, e Iratxe Momoitio, do Museu da Paz, deram a conhecer, em castelhano e euskara, respectivamente, o programa preparado para a ocasião. Ambas incidiram na necessidade de reflectir sobre a questão «para quê recordar?».

A abertura do simpósio, no dia 24 de Abril, estará a cargo dos representantes dos dois países que perpetraram o ataque contra a vila biscainha, Alemanha e Itália. Walther Bernecker, da Universidade de Nuremberga, e Angelo D'Orsi , da Universidade de Turim, serão os conferencistas. Nesse mesmo dia, María Rosa Madariaga, Nicholas Rankin e Xabier Irujo darão também a conhecer, respectivamente, as repercussões do bombardeamento em Marrocos, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O dia 25 de Abril está guardado para conferencistas mais próximos: Alberto Roig, da Universidade de Tarragona, que vai falar sobre as repercussões na época franquista, Santiago de Pablo, da UPB/EHU, que irá analisar a relação entre o bombardeamento e o cinema, ou os redactores da Aldaba, revista feita em Gernika e que tem a memória histórica e, mais concretamente, o bombardeamento, como um dos seus eixos principais. / Fonte: Gara via boltxe.info