sexta-feira, 23 de março de 2012

Revolução de Março: movimento estudantil em luta

Milhares de estudantes nas ruas de Iruñerria por uma educação pública
Em resposta à greve estudantil convocada pelos Ikasle Abertzaleak, a juventude de Iruñerria deu ontem uma verdadeira demonstração de força, determinação e imaginação. As paragens foram muito significativas, tendo havido mobilizações desde o início do dia nos diversos bairros, a que se seguiram os cordões humanos com destino à Praça do Castelo. No bairro da Txantrea dois estudantes foram detidos.

Ao meio-dia, mais de 2000 jovens deram início a uma marcha ao longo da qual se foram sentando, de forma massiva, frente ao Departamento da Educação, frente ao Parlamento e, por último, frente à esquadra da Polícia Nacional, onde exigiram a libertação dos detidos. A Polícia não só não carregou, como teve de negociar com os jovens para tentar evitar o caos que tinham às portas da esquadra.

«Os detidos não estão aqui. Estão com os forais», veio dizer-lhes o comandante. À tarde, os estudantes acabaram por se reunir com Roberto Jimenez, responsável do Interior do Governo de Nafarroa, para exigir a libertação dos detidos. Um deles foi libertado ainda ao início da tarde; o segundo, por volta das 19h00, depois de ter passado pelo hospital.
Nos últimos dias, os estudantes sentaram-se nas ruas em protesto e realizaram cortes de estradas, ocuparam o instituto Eunate... E ainda estamos a uma semana da greve geral.
Fonte: ateakireki.com / Ver também: Gara / Vídeo: BerriaTB


Ver ainda: «A Polícia Foral despejou os jovens que se tinham fechado no instituto Eunate por uma educação pública digna» (ateakireki.com)
Na terça-feira à tarde, dezenas de estudantes deram uma conferência de imprensa na Txantrea (Iruñea) para reivindicar um modelo educativo público digno e fazer um apelo à participação na greve geral estudantil de 22 de Março. Depois, cerca de 30 jovens fecharam-se no instituto Eunate, sendo seu propósito realizar diversos workshops e actividades, prolongando a acção no centro de ensino até ao dia da greve geral estudantil. Contudo, a Polícia Foral chegou ao centro, cortou as correntes que os jovens tinham utilizado para se fechar e esvaziou o local, depois de identificar os jovens. / Fotos: ekinklik.org

Hezkuntza Herriarentzat / Educação para o Povo
Vídeo-explicação pelos alunos do ikastetxe Jesus Obrero (Gasteiz). / Fonte: gazteiraultza.info