sábado, 24 de março de 2012

Mais de 1400 alunos têm de fazer 20 km por dia para estudar euskara

Ao meio, os representantes da Sortzen, Jone Usoz e Nestor Salaberria; nas extremidades da mesa, Víctor Marturet e Arantxa Asiáin, pais do menino que morreu num acidente numa das viagens entre a sua localidade, Oteiza, e Lizarra, onde estudava o modelo D.

Uma média de 20 km diários de carro, táxi ou autocarro e uma despesa em gasolina à volta dos 540 euros anuais. É esta a portagem que têm de enfrentar mais de 1400 alunos entre os 3 e os 16 anos de Nafarroa, e as suas famílias, para poder estudar em euskara. Escolas de catorze localidades recebem estes menores, que residem em 180 terras da chamada zona não bascófona. / Informazio gehiago: Diario de Noticias / Fonte: Sanduzelai Leningrado

Ver também: «Treze viagens à Lua para estudar em euskara», de Martxelo DÍAZ (Gara)
Cerca de 1400 alunos do ensino obrigatório em Nafarroa têm de percorrer anualmente cinco milhões de quilómetros, o equivalente a treze viagens à Lua, o que representa um custo de 750 000 euros, de acordo com dados divulgados anteontem Sortzen-Ikasbatuaz.

«AEK-ko "aberastasuna"» / «A "riqueza" da AEK» (Berria)
Muitos navarros andam na AEK a aprender euskara, aqui e ali, «apesar de - para a AEK - o Governo do herrialde querer asfixiar os euskaltegis». Para a coordenadora de alfabetização e euskaldunização, é «claro» que a sua «riqueza são as pessoas». «Para além disso, são elas que têm a chave». No VÍDEO que a AEK preparou aparecem fotos de alunos e professores dos euskaltegis.
[No vídeo: 1: 107 grupos / cerca de 1300 alunos / 74 professores / em 48 bairros e localidades // 2: Oito conselheiros do Governo navarro: 0 euskalduns / Ajuda financeira aos euskaltegis nos últimos dez anos: menos 50% /// 3: A riqueza da AEK são as pessoas, apesar de o Governo pretender asfixiar os euskaltegis. Vocês, cidadãos, têm a chave.]