quinta-feira, 15 de março de 2012

O Bildu defende-se de Barcina, e acusa-a de promover o «pensamento único»

«Nada mais afastado da realidade», afirmou o autarca de Etxarri, Joxi Bakaikoa, ao responder às acusações de «totalitarismo político» que lhe foram feitas por Yolanda Barcina, numa conferência de imprensa em que também estiveram presentes o autarca de Atarrabia, Kirio Gastearena, e os representantes das autarquias de Leitza e Arbizu, Oier Eizmendi e Miren Mendinueta.

Eizmendi e Gastearena, em euskara e castelhano, respectivamente, leram um texto em que os presidentes destes municípios navarros afirmam que a presidente do Governo de Iruñea os tenta deslegitimar, de acordo com o seu «pensamento único», com a «clara intenção de criar um ambiente e uma opinião negativos» em relação a estas localidades.

Segundo destacaram, a atitude de Barcina só pode ser entendida «em função de um certo nervosismo político ou da incapacidade de se adaptar à nova situação política», que, na sua opinião, «exige uma outra atitude e sentido de responsabilidade».

Por isso, pediram a Barcina que, tendo em conta as suas responsabilidades, «aceite e reconheça a diversidade política, a existência de outras maiorias políticas diferentes da sua» e que, confrontada com o «novo panorama político», dê os passos necessários «que possibilitem a criação de um cenário irreversível de paz e de soluções». / Fonte: Gara