A iniciativa Jaldi Hadi Garaipenera! organizou uma marcha juvenil que, nos dias 6 e 7 de Abril, vai unir a localidade de Sara (Lapurdi) a Lesaka (Nafarroa), sendo seu objectivo mostrar que os jovens bascos apostaram na liberdade de Euskal Herria e num novo modelo social. No dia 8, os jovens estarão presentes nas comemorações do Aberri Eguna em Iruñea.
Segundo explicaram na quarta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu em Lesaka, a marcha será o ponto culminante de um trabalho de vários meses, desenvolvido em diversas localidades e bairros, a aprender com a história e a trocar experiências.
«Através do
auzolan [trabalho conjunto, comunitário], vamo-nos unir para superar as correntes que nos foram impostas e para mostrar nesta marcha que somos um povo vivo. Vamos escrever um novo parágrafo na história de Euskal Herria», salientaram. / Ver programa:
Gara
Aberri Eguna:
«Querem que o Aberri Eguna seja um ponto de viragem no caminho para a independência», de
Martxelo DÍAZ (
Gara)

O Aberri Eguna de 2012 tem de funcionar como um ponto de viragem no caminho para a independência de Euskal Herria, segundo realçou a rede Independentistak numa conferência de imprensa em Iruñea, cidade que irá ser o palco do acto central das comemorações deste ano, com uma manifestação que partirá dos cinemas Golem às 12h00. A Independentistak destacou o simbolismo e a importância de 2012, ano em que se assinalam os 500 anos da conquista do reino de Nafarroa e 75.º aniversário do bombardeamento de Gernika. «Quiseram incutir medo e resignação no coração do nosso povo mas, graças à resistência e à luta de longos anos, Euskal Herria permanece viva e disposta a recuperar a sua liberdade», afirmaram.
30.º aniversário do Amejoramiento del Fuero / Leituras:
«Ha llegado la hora de que Navarra rompa las cadenas con España y con la derecha», de
Ezker Abertzalea (
ezkerabertzalea.info)
"La estrategia del Estado es romper el jarrón (Euskal Herria) en cachos para que sea imposible su reconstrucción. Si para ello tienen que utilizar la violencia y el soborno lo utilizaran".
«El nuevo tiempo deja aún más viejo el Amejoramiento en su 30 cumpleaños», de
Ramón SOLA (
Gara)