sexta-feira, 16 de março de 2012

O Herrira concentra-se frente ao TSJPB para pedir a libertação de Txus Martín

O movimento Herrira concentrou-se frente ao Palácio da Justiça de Bilbo para reclamar a liberdade do preso basauritarra Txus Martín, que tem uma doença grave e incurável.

Os membros do Herrira Eñaut Lejarreta e Sera Rey procederam à leitura de um comunicado em que denunciaram, uma vez mais, a situação do preso político Txus Martín, encarcerado na prisão de Zaballa, e exigiram a sua libertação, por sofrer de uma doença grave e incurável.

Neste sentido, recordaram que Martín esteve em várias prisões espanholas e francesas, e que, «depois de passar cinco anos em isolamento no Estado francês, desenvolveu um transtorno esquizo-afectivo, doença grave impossível de tratar dentro da prisão».

Por isso, solicitaram ao Governo do PP que o ponha em liberdade, «para poder ser tratado de forma adequada, pois a sua vida corre risco a cada dia que passa na prisão», tendo expressado a sua determinação em «continuar a trabalhar até o conseguir levar vivo para casa».

Desta forma, na quinta-feira que vem, 22 de Março, vão realizar uma nova concentração para exigir a libertação do recluso, tendo pedido aos cidadãos que nela participem. Pediram-lhes ainda que adiram aos actos que vão ter lugar nos dias 24 e 25 de Março na Praça Moyua, em Bilbo. «Vamos ocupá-la durante 24 horas para pedir a libertação de Txus e dos restantes presos doentes», referiram, precisando que há quinze reclusos com doenças graves e incuráveis. / Notícia completa: Gara

Ver também: «Txus Martin "etxean eta bizirik egon arte" lanean jarraituko dutela adierazi dute Basauriko lagunek» [vídeo em eus. e cas.] (Bilbo Branka)
Membros do Herrira e vereadores do Bildu na Câmara Municipal de Basauri (Bizkaia) organizaram uma concentração, ontem ao meio-dia, em frente ao Justizia Jauregia, em Bilbo, para reclamar a libertação de Txus Martin e de todos os presos políticos doentes.

«A Jaiki Hadi alerta para o agravamento do estado de saúde dos presos políticos bascos», de Agustín GOIKOETXEA (Gara)
Profissionais da saúde que assistem presos doentes, agrupados na associação Jaiki Hadi, compareceram na quarta-feira em Bilbo para avisar que o estado de saúde dos prisioneiros políticos bascos se agrava. Exemplo disso são os quinze que sofrem de patologias graves e incuráveis. «Queremos insistir na ideia de que a prisão não é o local mais adequado para estes pacientes, pois, em liberdade, seria possível garantir um acompanhamento rigoroso e eficaz», realçaram.

«Quinze relatórios médicos graves à espera de resposta prisional urgente» (Gara)

«Este sábado, corrente humana em Iruñea pela liberdade dos presos com doenças graves» (ateakireki.com)
O movimento Herrira organizou para este sábado, 17 de Março, uma corrente humana para pedir a libertação dos presos e presas com doenças graves. [...] No sábado seguinte, 24 de Março, uma caravana automóvel divulgará essa mesma exigência de libertação. [...] Uma semana depois, dia 31 de Março, haverá uma manifestação a partir dos cinemas Golem, com o lema «Presos con enfermedades graves a casa. Gaixotasun larria duten presoak herrira».