segunda-feira, 26 de março de 2012

Homenagem a Blanki Antepara em Albertia, Urbina e Legutio

Blanki Antepara, que faleceu em Janeiro último, foi ontem homenageada em Urbina (Araba). De manhã, as suas cinzas foram lançadas no monte Albertia, junto ao carvalho plantado em homenagem ao seu filho Iñaki Ormaetxea, cujas cinzas também ali tinham sido lançadas.

Na cerimónia de ontem, quis-se vincar o simbolismo da ligação entre a mãe e o filho. Para colocar as cinzas de Blanki, escolheu-se uma grande faia, muito perto do carvalho plantado em honra de Iñaki. Na ocasião, leram-se várias mensagens provenientes de prisões e de outros locais, que foram penduradas na faia. Depois, misturaram terra retirada do carvalho com as cinzas de Blanki e lançaram-na junto às duas árvores, para assim representar a união entre mãe e filho.

À cerimónia do monte Albertia seguiu-se a homenagem em Urbina, ao meio-dia, numa praça repleta de gente. A homenagem contou com a actuação de dantzaris, bertsolaris e txalapartaris, e Jose Antonio Madariaga e Maribi Ugarteburu tomaram a palavra, entre outras pessoas. Houve também uma oferenda floral aos familiares e, para concluir o acto, um almoço na localidade vizinha de Legutio, no qual participaram cerca de 350 pessoas.
De acordo com fontes de Urbina, a Guarda Civil montou controlos apertados nas entradas da localidade, no decorrer da homenagem. / Fonte: Gara / Vídeo: As cinzas de Blanki lançadas em Albertia

Leitura:
«Hoy Albertia acogerá a Blanki», de Andoni CABELLO (Gara)
Guardo para siempre en mi memoria la imagen de su pequeña figura al despedirse al otro lado del cristal, con el puño en alto y su inconfundible sonrisa

Habitantes de Zornotza pedem a libertação de Juan José Legorburu e Iñigo Akaiturri
Cerca de 400 pessoas manifestaram-se este sábado em Zornotza (Bizkaia) para exigir a libertação dos presos Juan José Legorburu e Iñigo Akaiturri. A mobilização, convocada pelo Herrira, contou com o apoio do Bildu, LAB, ESK, EHNE, CCOO, hoteleiros, comerciantes, desportistas e habitantes da localidade da comarca de Durangaldea.

Juan José Legorburu encontra-se há 26 anos na prisão, tendo cumprido a pena a que foi condenado em Abril de 2009. Por seu lado, Iñigo Akaiturri está preso há 21 anos e cumpriu a pena em Junho de 2010.
Após a manifestação, o duatleta zornotzarra Iurgi Etxeandia leu um manifesto em que denunciou o facto de ambos os presos já terem cumprido as penas a que foram condenados na íntegra e, apesar disso, continuarem encarcerados - consequência da aplicação da chamada «doutrina Parot».
«Pertencem a um colectivo de mulheres e homens totalmente comprometidos com um processo assente no diálogo, na negociação e no acordo político, como único instrumento para dotar a sociedade basca dos direitos que lhe assistem», referiu, para incidir no facto de «lhes ser aplicada uma legislação penitenciária de excepção».

Depois de recordar a enorme dimensão da manifestação de dia 7 de Janeiro em Bilbo, que «constituiu um ponto de viragem», o Herrira salientou que agora «temos a responsabilidade de mudar a política penitenciária vigente». Para o Herrira, é necessário acabar com a dispersão, libertar os presos gravemente doentes e aqueles que já cumpriram as suas penas, como é o caso de Legorburu e Akaiturri. / Notícia completa: Gara