quinta-feira, 8 de março de 2012

Manifestação em Bilbo contra a central nuclear de Garoña

Coincidindo com o primeiro aniversário do acidente nuclear de Fukushima, representantes de organizações sociais, ecologistas, sindicais e políticas solicitam ao Governo do Partido Popular o encerramento imediato da central nuclear de Santa María de Garoña, localizada no vale de Tobalina (Burgos, Espanha), a poucos quilómetros de Euskal Herria.

A central nuclear de Garoña, inaugurada por Franco em 1971, é a mais antiga e a única em funcionamento das centrais da primeira geração; Vandellós 1 foi encerrada em 1990, na sequência de um acidente, e Zorita em 2006, por decisão política.
Recentemente, o novo ministro da Indústria e Energia, do Partido Popular, deu a conhecer a intenção de prolongar a vida da central de Garoña até 2019, ultrapassando o prolongamento actual e a previsão de fechamento para 2013, conforme explicaram membros dos colectivos que convocaram uma manifestação para este sábado, dia 10, em Bilbo, para reivindicar o fechamento imediato da central nuclear de Garoña. / Notícia completa: Bilbo Branka / Ver também: SareAntifaxista