Actualmente, na sinalização urbana de Iruñea, as indicações veiculadas em castelhano aparecem num tamanho bastante maior que as transmitidas em euskara, apesar de ambos os idiomas serem oficiais na capital navarra. NaBai, Bildu e I-E queriam alterar esta situação de inferioridade e apresentaram uma moção sobre paisagem linguística na qual se pedia que o castelhano e o euskara tivessem uma presença idêntica. A reivindicação era apoiada por movimentos sociais que defendem o euskara.
Contudo, na Comissão de Presidência que se realizou na segunda-feira, a UPN e o PP de Iruñea votaram contra esta proposta de alteração do regulamento municipalA colocação do euskara num tamanho inferior ao castelhano é uma das estratégias das administrações da UPN para que a segunda língua apareça como predominante. Também é habitual o euskara aparecer nalguns cartazes junto a línguas não oficiais (como o inglês ou francês) [também aqui numa letra mais pequena e, por vezes, apenas a resumir a versão do que se apresenta em castelhano]. / Fonte: Gara / Ver também: Sanduzelai Leningrado
32% da população da CAB com mais de 16 anos sabe euskara
O Governo de Lakua deu a conhecer ontem de manhã o último inquérito sociolinguístico, sendo que o número de pessoas que sabem euskara na CAB [Comunidade Autónoma Basca; não incluindo Nafarroa e os herrialdes de Ipar Euskal Herria] aumentou 2% nos últimos cinco anos.
Segundo explicaram, 32% dos habitantes de Araba, Bizkaia e Gipuzkoa com mais de 16 anos sabem euskara e castelhano; ou seja, na CAB há 600 050 pessoas bilingues, mais 181 000 do que em 1991.
De acordo com os dados fornecidos, 17,2% dos habitantes são bilingues «passivos» - são capazes de entender o euskara, mas não o conseguem falar bem - e 50,8% não sabem nada (monolingues).
Na faixa etária que vai dos 16 aos 24 anos, 60% da população é euskaldun, ou seja, o dobro de há vinte anos atrás.
Na faixa etária que vai dos 16 aos 24 anos, 60% da população é euskaldun, ou seja, o dobro de há vinte anos atrás.
A recolha de dados foi feita em Junho e Julho do ano passado pela empresa Sideco, com base em 4200 inquéritos.
Gipuzkoa continua a ser, de longe, o herrialde mais euskaldun, já que 49,9% da população é capaz de falar euskara e 16,4% entende a língua. / Ver: Gara e Berria