quarta-feira, 7 de março de 2012

Este domingo, manifestação na Txantrea pelo fim da dispersão

O movimento Herrira convocou para este domingo uma manifestação contra a dispersão no bairro iruindarra da Txantrea. A mobilização parte às 18h00 da Praça do Euskara e tem como lema «Istripu gehiagorik ez, dispertsioa amaitu» (mais acidentes não, acabar com a dispersão).

Numa conferência de imprensa que decorreu no sábado passado na Txantrea, uma irmã do preso Joseba Lerin recordou o acidente que sofreram no dia 5 de Fevereiro quando regressavam de Puerto de Santa María (Cádis). Os três ocupantes da viatura saíram ilesos, mas a despesa com o carro ascende a 2000 €.
«Estas viagens a que a dispersão nos habituou põem as nossas vidas em risco todos os fins-de-semana, fins-de-semana de nervos, tensão e preocupação até chegar à prisão, como se já não bastasse toda a despesa que as viagens implicam ou a manutenção dos automóveis», referiram. Os dezoito presos e presas do bairro pamplonês da Txantrea encontram-se a uma distância média de 800 km.
O Herrira lembra que a política de dispersão, implementada há mais de vinte anos, já provocou a morte de dezasseis familiares e esteve na origem de centenas de acidentes. Só este ano, já ocorreram três. / Fonte: ateakireki.com / Vídeo da conferência de imprensa

Grupo de bombeiros de Gasteiz sob investigação, pela participação num acto a favor dos presos
A Câmara Municipal de Gasteiz está a investigar a possível participação de um grupo de bombeiros numa acção a favor dos presos, que teve lugar em Dezembro último em frente ao parque dos bombeiros.
O propósito subjacente à iniciativa era pedir apoio para a manifestação que viria a ter lugar no dia 7 de Janeiro em Bilbo, e o vídeo que lançaram na Internet intitulava-se «Kontatu Gasteizko suhiltzaileekin» [Contem com os bombeiros de Gasteiz]. A CM de Gasteiz fez saber que teve conhecimento deste vídeo anteontem. / Fonte: Berria

Ver também: «Gasteiz investiga a participação de bombeiros num vídeo que apelava à participação na mobilização de 7 de Janeiro» (Gara)

«Actitud inquisitorial ante la solidaridad» (Gara)

Iñaki Bengoa, Blanki, foi absolvido, depois de passar um ano e meio na prisão
Iñaki Bengoa, Blanki, preso político do bairro bilbaíno de Indautxu, foi julgado no dia 28 de Fevereiro na AN espanhola por alegado envolvimento numa acção de violência urbana ocorrida há dez anos. Ontem, foi absolvido, pelo que se espera que saia da prisão de Alcalá-Meco em breve.
Bengoa foi acusado de ter incendiado um autocarro no bairro bilbaíno de Buia, em Fevereiro de 2002, e encontrava-se na prisão desde Novembro de 2010. Outros três bilbotarras que alegadamente participaram na acção de violência tinham sido condenados e já se encontravam na rua. Um dia antes do julgamento, habitantes do bairro de Indautxu juntaram-se numa concentração para reclamar a absolvição de Blanki. Para além disso, no dia 28 vários automóveis partiram com destino à Audiência Nacional para dar apoio ao conterrâneo e protestar contra o julgamento. / Fonte: Bilbo Branka

Iker Beristain vai ser entregue na quinta-feira
Iker Beristain vai ser entregue ao Estado espanhol na quinta-feira, devendo comparecer no dia seguinte na AN espanhola, que então decidirá se o deixa seguir em liberdade ou lhe dá ordem de prisão. No Estado francês, Beristain cumpriu a pena a que foi condenado pela acusação de ser membro da ETA, e agora as autoridades espanholas querem acusá-lo de colaboração com essa organização, na medida em que não o podem condenar duas vezes pelo mesmo facto. / Fonte: etengabe