sexta-feira, 1 de junho de 2012

A EHBai defende «uma instituição própria para a construção nacional»

Ontem, a dez dias da primeira volta das legislativas, a coligação abertzale EHBai organizou um debate público em Angelu (Lapurdi, EH), para o qual convidaram os eleitos de Hego Euskal Herria [País Basco Sul]. A necessidade de uma instituição própria ficou patente tanto numa perspectiva abertzale como de esquerda.

A imperiosa necessidade de contar com uma instituição própria para Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa ficou bem vincada no debate público que, organizado pela EHBai, teve lugar ontem à noite em Angelu, no âmbito da campanha para as eleições legislativas no Estado francês.

Para além dos três candidatos da coligação, participaram também Martin Garitano, deputado geral de Gipuzkoa, Bakartxo Ruiz, deputada navarra do Bildu, e Alain Iriart, conselheiro geral de Hiriburu (Lapudi), que deram o seu apoio à EHBai. Entre o público podia ver-se eleitos abertzales de Ipar Euskal Herria e membros de organizações sindicais e sociais.

O candidato da 6.ª circunscrição, Peio Etxeberri-Aintziart, explicou que, «enquanto abertzales e de esquerda», tinham querido organizar um acto conjunto com eleitos de Hego Euskal Herria, «porque somos uma mesma nação e em múltiplos aspectos, aparte dos filosóficos ou políticos, podemos e devemos trabalhar de forma conjunta. Para nós, não é uma questão de colaboração transfronteiriça, como alguns dizem, mas de construção nacional». / Arantxa MANTEROLA / Ver: Gara

Esquerda Abertzale, EA, Aralar e Alternatiba subscrevem um acordo a longo prazo com forte conteúdo social
No acto de apresentação desta aliança, que decorreu no Palácio Miramar, em Donostia, estiveram presentes várias dezenas de dirigentes das quatro forças. A esquerda abertzale - ainda sem partido legal -, o EA, a Alternatiba e o Aralar subscreveram um acordo estratégico a longo prazo, cujo alcance não se limita aos prazos eleitorais e que pretende apresentar aos cidadãos dos quatro territórios de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] uma alternativa que «reúna um projecto de soberania nacional e de verdadeira transformação social». / Ver: Gara

Compromisso dos soberanistas de esquerda: eus - cas