sexta-feira, 1 de junho de 2012

A ikastola de Uztaritze festeja os seus quarenta anos de existência

Para comemorar a preceito o seu 40.º aniversário, a ikastola de Uztaritze (Lapurdi) preparou uma grande festa para este domingo, a partir das 13h00. Todos aqueles que participaram na aventura, assim como qualquer outra pessoa interessada, poderão encontrar-se ali.

Dois olhares de pais de alunos ajudam-nos a entender melhor o caminho que se percorreu desde a criação da ikastola até aos nossos dias. «A minha filha mais velha não foi à ikastola, pela simples razão de que esta ainda não existia. A minha segunda filha já a frequentou. Têm 44 e 41 anos, respectivamente. Pela minha parte, não era uma pessoa politizada; mas via bem que a língua basca se ia perder. Apesar de nós falarmos sobretudo em basco, parecia-me que devíamos dar passos em defesa da nossa língua. Foi por isso que a minha mulher e eu tomámos a decisão de inscrever a nossa segunda filha na ikastola. Na altura, os alunos eram poucos; uns dez, no máximo», afirma Pantxoa Erviti, um zuraidarra (natural de Zuraide, Lapurdi) que há muito se fixou em Uztaritze.

Lilia Mary-Dombasle, que aprendeu euskara na AEK, tem uma filha de quatro anos, que frequenta actualmente a ikastola de Uztaritze: «O euskara é muito importante, é a língua própria do País Basco. Para além disso, o multilinguismo parece-me uma coisa muito boa. O meu marido, que não é daqui, e eu mesma fomos convencidos pela ikastola.» / Benjamin DUINAT / Ver programa em: Lejpb