sexta-feira, 20 de junho de 2014

75 000 euros de multas para protestos e mobilizações nas ruas de Nafarroa

Várias pessoas e associações integradas no colectivo Kalea Denona [a rua é de todos] convocou para hoje, dia 20, uma assembleia e uma concentração frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea para denunciar «a utilização política» das sanções administrativas. Segundo referiram numa conferência de imprensa realizada anteontem na capital navarra, as mobilizações sociais foram punidas nos últimos meses com multas no valor de 75 000 euros.

Os porta-vozes da Kalea Denona denunciaram aquilo que consideram ser a «utilização política das multas», «medida repressiva para silenciar o descontentamento social patente nas classes populares, para curtocircuitar formas de protesto incipientes, ligadas à desobediência civil, que poderiam alastrar».

Os membros do colectivo sublinharam ainda «a grande discricionariedade» com que estas sanções são impostas, ficando o direito ao protesto dependente «do critério do chefe policial ou judicial de turno e das ordens políticas que tiverem em cada momento».

Este colectivo recordou também que está prevista a aprovação de uma nova Lei de Segurança dos Cidadãos, popularmente conhecida como Lei Mordaça, que «ultrapassa, em muito, as actuais e abusivas sanções tanto na classificação dos delitos como nas multas atribuídas». / Ver: naiz.info / Notícia mais desenvolvida: ahotsa.info