sábado, 14 de junho de 2014

Milhares de pessoas apoiam em Baiona os presos, os refugiados e o processo de paz

Milhares de pessoas provenientes de todo o país Basco juntaram-se hoje nas ruas de Baiona – 8000, de acordo com os organizadores –, para expressar o seu apoio ao processo de paz, bem como reivindicar os direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos. A convocação da mobilização teve apoio amplo de vários sectores políticos, muitos dos quais se fizeram representar na manifestação de hoje.

A manifestação partiu do complexo desportivo de Lauga poucos minutos antes das 17h00, no meio de aplausos e da palavra de ordem «Presoak kalera, amnistia osoa» [os presos para a rua, amnistia geral].
À frente seguiam três colunas formadas por familiares e amigos de presos. Depois, uma faixa com a inscrição «Giza eskubideak. Konponbidea. Bakea», atrás da qual seguiam os eleitos do País Basco Norte.

Foram muitos os eleitos e representantes políticos presentes na manifestação. Entre outros, Bruno Carrere (autarca de Uztaritze), Jean René Etxegarai (autarca de Baiona), Michel Veunac (autarca de Biarritz), Alain Iriart (autarca de Hiriburu), Kotte Ecenarro (autarca de Hendaia), Sylviane Allaux e Frederique Espagnac (deputados socialistas), Dani Camblong (do EAJ/PNB), Xabier Mikel Errekondo (deputado da Amaiur), Xabi Larralde e Amaia Izko (Sortu), Patxi Zabaleta (Aralar), Tasio Erkizia (ezker abertzalea), Mertxe Aizpurua (presidente da Udalbiltza) ou Adolfo Muñoz (secretário-geral do ELA).

Ao longo da mobilização foram-se ouvindo palavras de ordem a favor do repatriamento e da libertação dos presos políticos bascos - «Euskal presoak etxera» ou a letra da canção «Borrokalari kalera» -, bem como a exigência da libertação imediata dos presos com doenças graves.

No final, Peio Ospitale (em euskara) e Isabelle Bargard (em francês) leram uma declaração. A manifestação terminou no Xaho kaia, em ambiente de festa. / Ver: kazeta.info [com mais fotos] e Berria / Ver também: Gara

AMIGOS DE IKER LIMA SOFREM ACIDENTE A CAMINHO DA CADEIA
O acidente ocorreu em Tordesilhas (Valhadolide, Espanha), quando amigos do preso Iker Lima (Galdakao, Bizkaia) iam a caminho de Cáceres (Espanha). De acordo com a informação divulgada pela Etxerat, a viatura embateu no pneu de um camião que se encontrava no meio da via.
Desta vez não houve feridos nem mortos, e o automóvel ficou apenas ligeiramente danificado. Apesar do acidente, os ocupantes da viatura conseguiram efectuar a visita.
É urgente acabar com a criminosa política de dispersão. / Ver: Berria