segunda-feira, 23 de junho de 2014

Autarcas de Lasarte-Oria e Hernani pedem a libertação de Fernandez Iradi e Arruarte

Pablo Berrio, autarca de Lasarte-Oria, e Luis Intxauspe, autarca de Hernani, deram hoje uma conferência de imprensa em Donostia, na qual expressaram a sua preocupação com a grave situação dos presos Ibon Fernandez Iradi e Garikoitz Arruarte. Pediram aos governos espanhol e francês que «apliquem a legislação em vigor» e procedam à libertação dos presos que têm doenças graves e incuráveis.

Ibon Fernandez Iradi tem esclerose múltipla e encontra-se na cadeia de Lannemezan. Na sexta-feira passada, o Tribunal de Aplicação de Penas de Paris decidiu suspender a sua pena, mas fê-lo impondo condições difíceis à sua libertação; Garikoitz Arruarte tem uma doença degenerativa e encontra-se na cadeia de Almeria.

Berrio e Intxauspe fizeram um apelo a todas as forças políticas para que se unam «na busca de pontos comuns pela superação do conflito». Consideraram uma prioridade o respeito pelos direitos humanos de todos, e afirmaram que farão «tudo o que for possível» para tirar os dois presos da cadeia.

Amanhã, haverá uma concentração em Hernani, na Gudarien plaza, às 19h30. Em Lasarte-Oria, ontem realizou-se uma concentração para pedir a libertação de Fernandez Iradi e no dia 29 haverá outra, na Okendo plaza, às 20h00. / Ver: Berria e naiz.info