quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mais uma morte num acidente laboral em Euskal Herria, a 18.ª deste ano

O LAB informa que um trabalhador de 40 anos perdeu a vida anteontem, dia 3, na fábrica da Arcelor, em Urretxu (Gipuzkoa). Só este ano já morreram 18 trabalhadores em acidentes laborais em Euskal Herria.
«Todos os anos há a lamentar algum acidente grave na fábrica da Arcelor», afirma o sindicato, que se refere a mais dois acidentes de que teve conhecimento nas últimas semanas na empresa; por essa razão, o LAB tinha pedido à Arcelor «que se envolvesse na questão da segurança e da saúde» e que «colocasse a saúde da classe trabalhadora à frente de qualquer outro tipo de critério».

Para o LAB, estes acidentes, que as empresas, com o «silêncio cúmplice do patronato», tentam ocultar «sob um falso "acidentes zero"», repetem-se demasiadas vezes. Por isso, exige às instituições que se envolvam, que adoptem uma política de tolerância zero para com estas empresas, e tomem as medidas necessárias com vista à concretização de políticas de prevenção reais.

Assumindo o prosseguimento da luta pelos direitos dos trabalhadores, incluindo o direito à saúde e à segurança no local de trabalho, o LAB aderiu à paralisação de 24 horas convocada pela Comissão de Trabalhadores e à concentração que ontem se realizou, das 12h00 às 14h00, frente às instalações da empresa. / Ver: LAB Sindikatua