domingo, 8 de junho de 2014

Aceleram a liquidação das Caixas Bascas, alerta o LAB

Querem-no fazer antes do dia 30 deste mês. Contra esta espoliação, é preciso responder com urgência e contundência. Para dia 11, foi convocado um cordão humano de protesto, às 10h30, entre os Jardins de Albia, frente à sede do PNV (Sabin Etxea), e a BBK, em Bilbo.

O sindicato LAB, que é membro da «Plataforma em defesa de um Sistema Financeiro Público Basco e contra a privatização da Kutxabank», afirma que é preciso travar esta operação e incentiva as pessoas a participar nesta iniciativa, no âmbito da resposta social ampla e contundente que tem estado a ser promovida.

Na nota que o LAB emitiu na sexta-feira, dia 6, afirma-se que quem toma as decisões nas Caixas Bascas-Kutxabank decidiu carregar no acelerador, com o apoio de PNV, PP e PSE, para evitar a pressão social crescente.
De forma unilateral, o PNV e aqueles que o apoiam, juntamente com os actuais gestores da BBK [Bilbao Bizkaia Kutxa], decidiram que, até 30 de Junho, vão transformar esta caixa numa fundação bancária, diz o LAB, que considera esta decisão transcendental para o futuro das Caixas Bascas e do próprio banco por elas criado, o Kutxabank.

O que está em causa com esta conversão em «fundação bancária», aprovada, entre outros, por PNV e PP, é a perda definitiva do controlo público das acções do Kutxabank.

Desaparecem as antigas assembleias em que tinham representação as administrações, os trabalhadores e os depositantes, e cria-se um patronato composto por 15 elementos, em que 25 por cento, no máximo, podem ser provenientes das entidades fundadoras e mais de 50 por cento são indivíduos de prestígio «reconhecido» na área financeira e económica.

São as pessoas assim nomeadas - prossegue o LAB - que vão decidir como e quando se vão vender as acções do Kutxabank; que vão decidir sobre a poupança que milhares e milhares de pessoas em Euskal Herria depositaram nas Caixas Bascas.

Para o LAB, trata-se de uma decisão política patrocinada por PNV e PP, que chegaram a acordo quanto às reformas legislativas necessárias para privatizar as Caixas-Kutxabank e pôr à disposição dos banqueiros e especuladores os mais de 60 000 milhões de poupança basca depositada nas Caixas.

«Porque não vamos perder esta batalha: Não à privatização do Kutxabank! Por um Sistema Financeiro Público Basco!», termina a nota. / Ver: LAB Sindikatua 1 e 2