terça-feira, 10 de junho de 2014

O LAB ocupou a sede do patronato em defesa da contratação colectiva

Vários membros do LAB ocuparam esta manhã a sede da Adegi (patronato guipuscoano), em Donostia, para vincar a necessidade dos acordos sectoriais e denunciar o facto de os patrões estarem a bloquear a negociação colectiva.

De acordo com o LAB, cerca de 30 sindicalistas entraram na sede da Adegi em Donostia e levaram a cabo uma acção de protesto contra a atitude mantida pelo patronato na negociação colectiva. Do lado de fora, um grupo apoiava os seus colegas.

O sindicato abertzale afirmou que, com o seu posicionamento, a Adegi mantém a negociação «totalmente bloqueada» e que aquilo que ontem se passou no sector do Metal é um exemplo disso.

Assim, o LAB fez questão de denunciar o «carácter autoritário» da confederação patronal guipuscoana, bem como a sua «falta de vontade» para negociar, tendo reivindicado o direito dos trabalhadores à negociação colectiva e sublinhado a necessidade dos acordos sectoriais e de empresa.

Chamada ao local, a Ertzaintza apareceu e identificou os ocupantes um a um, arrastando-os para fora das instalações da Adegi. Um responsável disse aos últimos sindicalistas que ali ficaram para saírem, ou então faria queixa.

Ocupação da Adegi em defesa da negociação colectiva [LAB] Ver: naiz.info e LAB Sindikatua