quarta-feira, 18 de junho de 2014

Arantza Díaz, presa política comunista, encontra-se gravemente doente

Arantza Díaz Villar é uma presa política do PCE(r). Natural de Gasteiz, tem 43 anos de idade e encontra-se há oito na prisão, depois de ter sido condenada pela sua militância comunista. Foi brutalmente torturada quando da sua detenção, não tendo ainda obtido uma resposta à queixa judicial que interpôs por esse facto.

Arantza ainda tem três anos de pena para cumprir, bem como uma multa de 5000 euros que, se não for paga, poderá levar à expropriação dos bens da sua mãe. Um grupo de apoio em Gasteiz está recolher fundos para ajudar a combater este aspecto da condenação.

Com a aplicação da política de dispersão, Arantza ficou a 1400 quilómetros do seu meio; para os seus familiares e amigos, isto significa uma «verdadeira sangria económica», riscos acrescidos de acidentes e uma menor frequência de viagens, uma vez que necessitam de pelo menos dois dias para fazer uma visita de 40 minutos - para lhes dificultar ainda mais a vida, estas têm lugar às sextas-feiras às 10h00 e aos domingos às 18h00.

No final de Maio, a presa política ficou a saber que tinha um tumor no cólon. No dia 30, dirigiu-se à enfermaria da cadeia de Villena com muitas dores e acabou por ser internada no Hospital Geral de Alicante, onde foi operada a 9 de Junho, para lhe retirarem o tumor. No dia 13, depois lhe darem alta, foi novamente levada para a cadeia, onde aguarda pelos resultados de exames.

Sem poder ser contactada telefonicamente, só pôde ser visitada pelo seu advogado, a sogra e o seu companheiro, David Garaboa, também preso político comunista na cadeia de Villena, que permaneceu algemado nos 20 minutos da visita. / Mais informação: lahaine.org