sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cresce o apoio à manifestação de Baiona pelos presos políticos e o processo de paz

A manifestação tem lugar amanhã e foi convocada por quase todas as forças políticas, sindicais e sociais de Ipar Euskal Herria. Parte às 16h00 do complexo desportivo Lauga, percorrendo depois as ruas da capital de Lapurdi.

Com o lema simples «Ni ere banoa» [Eu também vou], a mobilização em defesa dos direitos dos presos políticos bascos e do processo de paz assumiu um carácter unitário, na medida em que colheu forte apoio no seio de forças políticas e eleitos (mais de 200), sindicatos, colectivos sociais e movimentos juvenis de diferentes sensibilidades políticas no Norte do País - para além do de várias personalidades do Estado francês.

Numa conferência de imprensa em Baiona, os organizadores da mobilização sublinharam precisamente esse apoio: plural, incessante e cada vez mais intenso à medida que a concretização da iniciativa se aproxima. Entre os apelos mais recentes à participação na mobilização, foram referidos os do Colectivo de Refugiados Políticos Bascos, do EH Bildu, do Europe Ecologie-Les Verts, do Eusko Ekintza, do sindicato ELA ou do Herriarekin apaizen taldea.

A manifestação começa às 16h00, mas antes, ao meio-dia, a San Andres plaza será palco de uma homenagem a Aitor Renteria, Txato, jornalista na redacção do Berria em Baiona, colaborador do kazeta.info e da Info7 Irratia, que faleceu a 31 de Maio, com 51 anos. Será louvado o seu enorme trabalho em prol de uma solução para o conflito basco e em defesa do euskara.

A partir das 20h00, actuam duas bandas e haverá animação musical nas ruas (txarangas). / Ver: kazeta.info

ACÇÃO PELA LIBERDADE DOS PRESOS DOENTES EM BASAURI
A organização juvenil Ernai levou a cabo uma acção no quartel da Polícia espanhola em Basauri (Bizkaia) para exigir a libertação do preso basauritarra Txus Martin e de todos os outros presos políticos bascos gravemente doentes. [Vídeo aqui.]
Os jovens pintaram nos muros do quartel a inscrição «Pre S.O.S», juntamente com a expressão «Denak ala inor ez» [Ou todos ou ninguém]. / Ver: naiz.info