quinta-feira, 19 de junho de 2014

No sábado, o Massacre do Filtro vai ser recordado em Oñati

Em 1994, os refugiados políticos Manueltxo Goiti, Luis Mari Lizarralde e Mikel Ibañez foram detidos no Uruguai e extraditados para Espanha. Para tentar impedir estas extradições e pedir asilo político para todos eles, muita gente participou em acções de protesto frente ao Hospital Filtro, em Montevideu. A Polícia uruguaia respondeu com grande violência, detendo dezenas de pessoas, provocando centenas de feridos e matando dois jovens uruguaios: Fernando Morroni e Roberto Facal.

No dia 24 de Agosto cumprem-se 20 anos sobre estes acontecimentos, e a Askapena, em colaboração com vários agentes e cidadãos de Oñati (Gipuzkoa), decidiu organizar uma jornada evocativa na localidade guipuscoana a 21 de Junho, no âmbito do Dia Internacional dos Refugiados e Exilados Políticos.

Foi preparado um programa para o dia todo, no qual se incluem um acto político, um almoço popular (herri bazkarirako txartelak salgai daude hainbat tabernetan) e actuações musicais. / Mais informação: askapena.org e topatu.info

Faz hoje 77 anos
«O EH Bildu homenageou as vítimas do franquismo em Bilbo» (naiz.info)
O EH Bildu prestou uma homenagem simples às vítimas do regime franquista no dia em que passam 77 anos sobre a tomada da capital biscainha pelas tropas fascistas.