segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Ahaztuak homenageou Benito Reola, comandante de gudaris

A associação Ahaztuak 1936-1977 homenageou ontem, na Casa das Juntas de Gernika, Benito Reola Hermosilla, chefe militar basco que em 1937 comandou uma das duas brigadas enviadas para as Astúrias para acabar com a resistências dos fascistas entrincheirados em Oviedo.

Na cerimónia de homenagem a Reola estiveram também representantes do Parlamento asturiano, que assim agradeceram ao militar enviado para as Astúrias pelo então lehendakari Jose Antonio Agirre para colaborar na ofensiva republicana contra os franquistas.

O reconhecimento foi extensivo a todos os gudaris bascos que deixaram a vida em terras asturianas na luta contra o franquismo. Os restos mortais de Reola, desaparecidos desde 1937, foram encontrados em Setembro do ano passado no município leonês de Cuadros.

A descoberta ficou-se a dever às investigações da Ahaztuak 1936-1977, que encontrou relatórios nos quais se referia que a 1 de Novembro de 1937 dois corpos sem vida tinham sido encontrados com ferimentos de armas de fogo numa zona de Cuadros próxima das Astúrias.

A documentação encontrada num dos corpos permitiu identificar Reola. / Ver: naiz.info / Vídeo: Homenagem a Benito Reola (eitb)

ENTREVISTA: a Martxelo Álvarez, da Ahaztuak, e Iñaki Tamayo Reola, neto do gudari (Info7 irratia)

Ver também: «Homenagem da Ahaztuak a Benito Reola, eusko gudaria, miliciano basco antifascista, chefe da I Brigada Expedicionária Basca nas Astúrias» (ahaztuak 1936-1977)